A direção do Hospital da Zona Norte (HZN) de Londrina confirmou na manhã desta segunda-feira (10) a morte de mais um paciente com suspeita de ter sido contaminado pela bactéria Nova Delhi (NDM1). Não identificado, o homem teria falecido no final de semana. Ele ficou internado na mesma ala onde o idoso de 81 anos, que já teve a contaminação pela bactéria confirmada, morreu no último dia dois após 60 dias de internação.

O HZN aguarda, ainda, pelos exames de outros dois pacientes que também tiveram contato com o paciente contaminado. A transferência da dupla foi descartada pela 17.ª Regional de Saúde. "Não podemos correr o risco de fazer o intercâmbio de infecções", argumentou a diretora do órgão estadual, Terezinha Sanches.

O trabalho de higienização teve início na última sexta-feira (7) no Hospital da Zona Norte. A unidade liberou pelo menos dez pacientes no final de semana para intensificar a limpeza em alas específicas. Eles tiveram alta ou foram transferidos para outros hospitais.

O pronto-socorro, que abrigava 51 pacientes na última semana, apresentava menos de 40 pessoas em tratamento na manhã desta segunda-feira (10).

O atendimento segue restrito no HZN. Siate e Samu foram orientados a encaminhar os casos de urgência e emergência para outras instituições. O hospital segue, entretanto, realizando cirurgias eletivas e consultas agendadas. Os casos de demanda espontânea também são atendidos.