Na hora de tomar banho a pequena Laura, de 2 anos, pede para a mãe a escova de dentes. Para a técnica de enfermagem Raquel Lima Beme, de 31 anos, este comportamento é visto com orgulho, já que a filha recebe cuidados com a saúde bucal desde os 3 meses de idade. "Logo que ela nasceu já fizemos a inscrição na Bebê Clínica e eu fui orientada a limpar a boca dela com gaze sempre após as mamadas", explica. Mas os cuidados tiveram que ser intensificados porque Laura tinha refluxo. "Ficava um restinho de leite na boca e a gente limpava tudo", lembra.
De acordo com a mãe, no início as pessoas mais velhas questionavam este cuidado e diziam que a limpeza não era necessária. "Mas eu fazia sempre o que a dentista orientava", complementa. Raquel lembra que o processo não era fácil. "Meu marido precisava me ajudar a segurar a Laura para fazer a limpeza. Ela gritava e esperneava e a gente ficava com dó, mas não desistimos", afirma.
Atualmente, por conta dos 11 dentinhos que a Laura tem, os cuidados com a saúde bucal acontecem várias vezes ao dia, após as refeições (café da manhã, almoço e jantar) e antes de dormir, quando além de escovar os dentes, ela passa o fio dental. "Agora ela está mais acostumada com essa rotina e tudo está se transformando em uma grande brincadeira. A Laura adora passar o fio dental", conta Raquel.
A alimentação da menina também é controlada, só agora, aos dois anos, é que ela está conhecendo o sabor do açúcar dos doces, até então ela só havia experimentado o açúcar das frutas. "Aos poucos estou deixando ela comer uma bala e tomar um pouco de refrigerante, mas apenas nos fins de semana. Eu levo isso muito a sério e controlo bem a alimentação dela", ressalta. A mãe acredita que é mais fácil ensinar a filha a ter alguns cuidados diários com os dentes do que ter que ir ao dentista futuramente para tratar as cáries que podem aparecer. Raquel comenta que quando olha para a filha com um sorriso branquinho tem certeza de que todo o esforço está valendo a pena. (M.A.)