O colesterol é uma das gorduras que está presente no sangue e possui diversas funções no organismo, como a síntese da vitamina D, importante para a fixação do cálcio nos ossos; a produção de vários hormônios esteróides, o que inclui os hormônios sexuais; a produção de bile, que ajuda na digestão de gorduras, entre outras funções. O problema aparece quando o LDL, colesterol ruim, está acima do adequado. Ele favorece o acúmulo de placas de gordura nas artérias, que podem levar à arteriosclerose e resultar em infartos, anginas, insuficiência renal e cardíaca, e acidentes vasculares cerebrais.

O médico cardiologista Laércio Uemura explica que os sintomas referentes ao excesso de colesterol no organismo só aparecem nestas situações em que a vida é colocada em risco, e que por este motivo, é importante fazer exames de sangue periodicamente. "Naturalmente nós depositamos gordura no interior das artérias, mas a pressão arterial alta, a diabetes e o tabagismo aceleram o processo de arteriosclerose", salienta Uemura.

Se por um lado existem remédios que reduzem os índices do LDL, por outro não há nenhum medicamento que seja capaz de aumentar os níveis de HDL (colesterol bom). Os especialistas afirmam que quanto maiores foram os índices de HDL, melhor para o organismo.

Mudança de hábitos alimentares e atividade física. Para a nutricionista funcional, Kelly Franco de Lima, estes são os segredos para quem precisa regularizar os níveis de colesterol. Ela lembra que a grande oferta de alimentos processados que possuem custo reduzido, baixa qualidade nutricional e grande quantidade de gordura favorece a manutenção de hábitos alimentares inadequados pela maioria das pessoas. "A dificuldade do paciente está justamente em incluir na dieta alimentos mais saudáveis e reduzir o consumo de produtos de origem animal", salienta. (M.A.)