A prá­ti­ca de ati­vi­da­de fí­si­ca sem­pre fez par­te da ro­ti­na do for­man­do em Di­rei­to, Ro­dri­go Mar­chio­ri de Mo­raes, de 29 ­anos. Quan­do ado­les­cen­te, ele che­gou a pra­ti­car na­ta­ção, mus­cu­la­ção, ci­clis­mo e ain­da par­ti­ci­pa­va dos ti­mes de han­de­bol e vô­lei da ci­da­de, tu­do ao mes­mo tem­po. Es­ta ro­ti­na pu­xa­da com ex­ces­so de es­for­ço re­sul­tou em ­duas hér­nias de dis­co.
  ‘‘Na épo­ca, eu ti­nha uns 17 ­anos e trei­na­va ­duas ho­ras e ­meia de vô­lei e ­mais ­duas ho­ras e ­meia de han­de­bol dia­ria­men­te, ­além dos ou­tros ­esportes’’, con­ta. Ele lem­bra que do­res nas cos­tas o le­va­ram ao mé­di­co e que os pri­mei­ros exa­mes mos­tra­ram que ele ti­nha um des­gas­te na re­gião lom­bar. ‘‘O mé­di­co pe­diu pa­ra eu re­du­zir a in­ten­si­da­de dos exer­cí­cios, mas eu acha­va que hér­nia de dis­co era uma doen­ça de gen­te ­mais ve­lha, não acre­di­tei que eu po­de­ria ­ter’’, des­ta­ca.
  A in­sis­tên­cia de Ro­dri­go e o gran­de es­for­ço fí­si­co exi­gi­do pe­los es­por­tes trou­xe­ram sé­rios pro­ble­mas. Ele con­ta que, aos 24 ­anos, pre­ci­sou pro­cu­rar o mé­di­co por que sen­tia do­res na co­lu­na. ‘‘Ele me dis­se que eu ti­nha pro­ble­ma em ­dois dis­cos, que o ner­vo es­ta­va sen­do afe­ta­do e que o tra­ta­men­to era ci­rúr­gi­co. Fiz a pri­mei­ra ci­rur­gia aos 25 ­anos e foi pre­ci­so re­ti­rar um dos dis­cos da mi­nha ­coluna’’, afir­ma.
  Há cer­ca de um ano, Ro­dri­go te­ve que se sub­me­ter a uma no­va ci­rur­gia na co­lu­na pa­ra re­ti­ra­da de ou­tro dis­co que apre­sen­ta­va pro­ble­ma. Des­de en­tão o ra­paz faz fi­sio­te­ra­pia se­ma­nal­men­te. ‘‘Eu pre­ci­sei pa­rar to­das as ati­vi­da­des fí­si­cas. Faz pou­co tem­po que vol­tei a fa­zer na­ta­ção e mus­cu­la­ção pa­ra for­ta­le­cer a mus­cu­la­tu­ra das ­costas’’, ex­pli­ca. Ele diz que, so­men­te ­após as ci­rur­gias, dei­xou de sen­tir do­res, mas con­fes­sa que fi­cou com uma sé­rie de li­mi­ta­ções e não po­de pa­rar as ses­sões de fi­sio­te­ra­pia.
  O ra­paz re­co­nhe­ce que o ex­ces­so de es­for­ço foi de­ter­mi­nan­te pa­ra o apa­re­ci­men­to da le­são. ‘‘Se eu não ti­ves­se for­ça­do tan­to, sem dú­vi­da não te­ria pas­sa­do por is­so. Eu com­pe­tia em to­dos os es­por­tes que pra­ti­ca­va e a bus­ca pe­la me­da­lha exi­ge mui­to do ­corpo’’, res­sal­ta. Ele lem­bra, no en­tan­to, que o es­por­te em si é mui­to sau­dá­vel. ‘‘Foi o exa­ge­ro no es­por­tee me le­vou a is­so, mas ho­je o es­por­te pra­ti­ca­do com mo­de­ra­ção faz par­te do meu ­tratamento’’, fi­na­li­za. (M.A.)