VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso gratuito ao
conteúdo Folha de Londrina
   ou   
para ter acesso ao melhor conteúdo do Estado.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016
Saúde
31/12/2012

EMDR: técnica ajuda a superar traumas

Tratamento dura em média 15 sessões e ajuda as pessoas traumatizadas a transmutarem o pensamento negativo

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Traumas psicológicos trazem consequências emocionais e físicas. Quem passou por um trauma geralmente lembra da situação com certa frequência e o sofrimento vivido vem à tona fazendo com que a pessoa reviva o momento. Angústia profunda, sensação de estar preso, fobia, isolamento, raiva, agressividade, depressão, dificuldade nos relacionamentos interpessoais são algumas consequências de um trauma.

A questão é que a pessoa também pode apresentar sintomas físicos como enxaqueca, fibromialgia, síndrome do intestino irritável, amnésia psicogênica, tontura, sudorese, distúrbio do sono e outros. ''O trauma é um estresse crônico porque a pessoa que passa por uma situação assim fica reincidindo, lembrando da ocasião, e acaba ficando o tempo todo em estado de alerta, por isso desenvolve uma porção de sintomas que caracteriza o estresse pós-traumático'', conta a psicóloga Dorotéia Murcia Souza.

As terapias com psicólogos são eficazes na superação de traumas, mas a psicologia convencional costuma ser um tratamento de longo prazo. Uma das técnicas usadas nesta área é uma abordagem psicoterápica chamada EMDR, ou Movimento Ocular, Dessensibilização e Reprocessamento (sigla em inglês). A técnica consiste em acessar as memórias traumáticas do paciente, dessensibilizá-lo para a ocasião e reprocessar o entendimento dele referente àquelas memórias. Este tipo de tratamento dura em média 15 sessões.

Leia a reportagem completa, exclusiva para assinantes FOLHA.

Leia também:

Conselho de Psicologia fiscaliza a terapia

Psicóloga vê resultados surpreendentes

Fisioterapeuta superou medo de dirigir
Redação FolhaWeb
Continue lendo
5
Continue Lendo
Assine a Folha de Londrina
EDITORIAS
PolíticaGeralMundoCidadesEconomiaEsporteFolha 2OpiniãoÍndice de Notícias
SEÇÕES
ChargeColunistasIndicadoresTempoHoróscopoEdição DigitalGaleria de FotosClassificadosCadernos EspeciaisPromoçõesLoterias
SEMANAIS
ReportagemFolha GenteCarro & CiaImobiliária & CiaSaúdeEmpregos & ConcursosFolha CidadaniaNorte PioneiroCasa & ConfortoMercado DigitalFolha da SextaFolha Rural
CLASSIFICADOS
VrumLugar CertoFolha ClassificadosDiversos
SERVIÇOS
ComercialArquivoCapa do ImpressoExpedienteClube do AssinanteFale ConoscoAviso LegalPolítica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoQuem SomosGuia GastronômicoAssine Já!
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados