Quando as temperaturas começam a subir, academias e consultórios de nutricionistas recebem muita gente em busca de fórmulas mágicas para conseguir um "corpo de verão". A despeito da enorme oferta de dietas milagrosas e fórmulas mágicas para perder peso, não há muito segredo para manter o corpo saudável o ano inteiro. Se alimentar bem - dando preferência a alimentos naturais - e combater o sedentarismo com atividades físicas continuam sendo as melhores dicas para manter a saúde e emagrecer.

"Infelizmente não comemos como deveríamos. A alimentação em geral deve conter sempre as vitaminas e minerais presentes nas frutas, verduras e legumes. A principal dica é descascar mais e desembrulhar menos", aconselha Sílvia Serra, nutricionista funcional em Londrina.

O consumo de frutas, verduras, legumes e água auxilia na hidratação e reposição de sais minerais perdidos no suor. Se possível, prefira os tipos e variedades produzidos localmente e que estejam no período de safra, que tem menor preço, maior qualidade e mais sabor.

Diante do calor, a vontade de consumir líquidos geladinhos e refrescantes sempre aparece. Serra alerta, entretanto, que consumir a fruta in natura é mais saudável que ingerir sucos. Isso porque os sucos têm muita frutose – o açúcar natural das frutas – que em excesso acumulam no fígado. "Tomar água é a melhor dica para se hidratar", garante.

Dietas radicais, além de não serem recomendáveis para a boa saúde, não funcionam a longo prazo. A nutricionista explica que é comum as pessoas emagrecerem para as festas de final de ano e depois voltarem a ganhar peso. "Aí chega o carnaval e ficam desesperadas. O ideal é manter a dieta equilibrada todos os dias do ano", aconselha.

Não significa, entretanto, que não se deva aproveitar as delícias desta época do ano. "Nas confraternizações, não faz sentido não comer, todos devemos ter vida social. Depois de uma festa, a dica é buscar uma alimentação mais leve no dia seguinte", explica.

Alguns alimentos também são aliados da perda de peso. Chá de hibisco, por exemplo, é diurético. Alimentos com fibras, como chicória, banana verde, couve, frutas e água são a combinação perfeita para manter o bom funcionamento do corpo. "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. O importante é evitar excessos", diz.

Imagem ilustrativa da imagem Hábitos saudáveis o ano inteiro



ATIVIDADE FÍSICA
O educador físico Ricardo Martins – que tem especialização em ciência dos alimentos – trabalha como personal trainer e ensina que atividades físicas, para serem eficientes tanto para a saúde como para emagrecimento, devem ser feitas com planejamento e frequência. "A prática tem que ser regular durante o ano todo, em todas as estações", reforça.

Os benefícios dos exercícios, segundo ele, ocorrem quando há aumento de intensidade. "Se não tem frequência e planejamento do aumento de intensidade, não tem resultados", diz. A orientação de um profissional é importante para garantir um treino mais individualizado, que respeite os limites e preferências de cada um. "Excesso de exercícios para emagrecer rápido pode causar dores e lesões, principalmente em quem não está acostumado. A prática regular e progressiva, com séries e repetições, é a mais indicada", diz.

Ele percebe que a preocupação com a estética aumenta no verão e acaba sendo motivadora para muita gente. "Mas as atividades físicas trazem ganhos também para a saúde. O sistema metabólico e fisiológico é beneficiado", afirma.

Apenas se matricular na academia, porém, não vai garantir emagrecimento e condicionamento físico para ninguém. "É preciso ter frequência e associar a prática de exercícios com uma alimentação adequada. Isso vale para todas as idades", garante.

'Decidi que era hora de me cuidar'

"Meu corpo funciona melhor e isso me motiva", afirma Simone Araki Coutinho, começou no verão passado a mudar os hábitos que estão garantindo um corpo e uma saúde adequados para este verão
"Meu corpo funciona melhor e isso me motiva", afirma Simone Araki Coutinho, começou no verão passado a mudar os hábitos que estão garantindo um corpo e uma saúde adequados para este verão | Foto: Marcos Zanutto



A administradora de empresas Simone Araki Coutinho começou no verão passado a mudar os hábitos que estão garantindo um corpo e uma saúde adequados para este verão. Ela conta que nunca foi regular na prática de atividades físicas e, apesar de comer legumes verduras e frutas, consumia também muitos alimentos gordurosos e açucarados, como refrigerantes, doces e frituras.

"Quando subi na balança e percebi que estava acima do peso da gravidez, decidi que era hora de me cuidar. Eu sentia dores e sabia que era pelo peso", conta ela, que cortou os excessos do cardápio e passou a frequentar a academia com uma amiga que tinha acabado de se formar em Educação Física. "Além de uma incentivar a outra, ela também foi me dando dicas de exercícios", conta.

O resultado chegou em quatro meses, quando a balança passou a marcar oito quilos a menos. "Era a minha meta. Quero perder mais quatro quilos, mas por enquanto estou me esforçando para manter o peso, o que é mais difícil que perder", diz ela, que ficou sete meses sem consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes. "Hoje dou preferência aos alimentos saudáveis. Evito excesso e me sinto com mais energia", garante. Além da academia, ela passou a realizar também um treinamento funcional em grupo. "Meu corpo funciona melhor e isso me motiva", diz.