Há quem pense que escovar os dentes é importante apenas para manter a saúde bucal em dia. Na verdade a higiene da boca está intimamente ligada à saúde de todo o organismo. Na boca vivem muitas bactérias que podem ser nocivas se não forem controladas. Um pequeno ferimento na gengiva pode ser uma ponte para a entrada de bactérias na corrente sanguínea, podendo causar doenças e, inclusive, levar à morte.

A maior parte dos problemas bucais pode ser prevenida e tudo começa com a visita periódica ao cirurgião dentista. O coordenador do curso de Odontologia da Unopar, Fernão Campos Leite Junior, explica que uma consulta detalhada é o primeiro passo para identificar possíveis problemas. Conforme ele, o dentista tem papel importante no diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. Mas, para isso, é preciso que o paciente passe ao profissional o máximo de informações possíveis sobre hábitos, dores e problemas, não limitando-se às questões relacionadas à saúde bucal. "O dentista precisa ter uma visão daquela pessoa como um todo e não apenas dos dentes ou da boca dela", salienta.

A boca é repleta de bactérias que possuem diversas funções, entre elas a de auxiliar na digestão dos alimentos. No entanto, uma situação de estresse que provoque a queda da imunidade pode resultar no aumento da proliferação de alguns tipos de bactérias e trazer riscos à saúde. "O desequilíbrio da flora bacteriana leva a doenças como cáries e gengivites", explica Leite Junior. As cáries não tratadas podem resultar na perda de dentes, o que atrapalha na mastigação e pode refletir no desenvolvimento de um problema gástrico, já que com a mastigação inadequada – e os alimentos engolidos mais inteiros - o estômago é sobrecarregado. Esta reação em cadeia é um dos vários exemplos que comprovam como a saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral do organismo.

Até mesmo o sono e a vida social das pessoas podem ser afetados se a saúde da boca não estiver em dia. Quem tem problemas na Articulação Temporomandibular (ATM) sabe o que é isso. "Esta articulação é responsável pelo encaixe adequado entre os dentes, quando ela se desestabiliza a pessoa pode ter fortes dores de cabeça. Geralmente, estes pacientes não dormem direito e têm uma qualidade de vida ruim", comenta o cirurgião dentista.

Apesar de tanta importância, a saúde bucal ainda é subestimada por grande parte das pessoas que na hora da pressa ou do sono negligenciam a higiene dos dentes, bochechas e língua. "Quase tudo se resume à falta de higiene bucal", explica. Ele lembra que a doença mais prevalente é a cárie, que se não for tratada pode atingir os vasos sanguíneos que irrigam a polpa do dente. "Neste ponto as bactérias têm acesso à circulação sanguínea do organismo. Elas podem viajar pelo sangue e se instalar no coração causando uma endocardite bacteriana, ou podem infeccionar o músculo do pescoço e provocar uma asfixia. Uma infecção não tratada pode provocar ainda um abscesso cerebral ou uma infecção generalizada, levando o paciente a um estágio crítico que pode provocar a morte", elenca Leite Junior.

Uma pesquisa aponta que os problemas bucais possuem relação até mesmo com lesões musculares. "Já foi comprovado que o ácido lático produzido por lesões cariosas possuem influência na ocorrência de lesões musculares. Este dado reforça a importância de manter a saúde bucal em dia para os atletas de ponta", afirma o cirurgião dentista.

A segunda doença bucal mais prevalente é a periodontite (inflamação nas gengivas). Aparentemente inofensiva, esta doença pode trazer sérios problemas aos diabéticos e às gestantes. "Sabemos que focos de infecção na boca atrapalham a definição da dose adequada de insulina, por isso os diabéticos que estão com dificuldade de acertar a quantidade de insulina devem procurar um cirurgião dentista para avaliação", orienta Leite Junior. As gestantes com gengivite também precisam ser acompanhadas de perto. "Sabemos que a doença periodontal pode desencadear o parto prematuro e está diretamente relacionada ao nascimento de bebês com baixo peso", diz.

Continue lendo:

- Orientação e prevenção

- Câncer está relacionado à má higiene bucal