São Paulo - Um contraceptivo masculino injetável foi testado com sucesso. Em macacos. O estudo foi publicado na revista especializada "Basic and Clinical Andrology" no dia 7 de fevereiro.

Hoje, as alternativas contraceptivas para os homens são relativamente limitadas. Além das camisinhas, há a opção da vasectomia – procedimento que pode, em alguns casos, ser reversível. Por isso, nos últimos anos, varias pesquisas têm buscado métodos de contracepção masculina reversíveis.

Cientistas da Universidade da Califórnia aplicaram o Vasalgel em 16 macacos resos. Destes, dez já haviam sido pais. O gel foi aplicado nos canais deferentes – onde passam os espermatozoides – dos símios. Os macacos conviveram com fêmeas férteis por um período de até dois anos.

A pesquisa não constatou nascimento relacionado aos macacos tratados com o gel. Não houve estudos sistemáticos de comportamento, mas os cientistas observaram que os símios acasalavam normalmente. Segundo os autores, mais estudos, inclusive sobre a reversibilidade, ainda são necessários. Em coelhos, a reversibilidade já foi verificada.

No final do ano passado, uma forma de contracepção masculina na forma de injeção, financiada pela Organização Mundial da Saúde, chegou a ser testada em humanos, mas foi interrompida por causa dos efeitos colaterais.