Londrina amanheceu nesta sexta-feira (2/6) com temperatura girando em torno de 8ºC, o que deve ter feito muita gente tirar os casacos do guarda-roupa. No sábado e no domingo a temperatura mínima ficará em torno dos 10ºC e a máxima girará em torno de 20ºC na região. Com a queda da temperatura é preciso tomar certos cuidados, já que as baixas temperaturas que ocorreram no Paraná neste mês, fazem com que a gripe seja mais facilmente disseminada.

A diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Marussi, destaca que este ano, de 1º de janeiro a 31 de maio, Londrina registrou 99 casos suspeitos de Gripe A "Dos notificados tivemos nove casos confirmados. O restante está em análise, aguardando confirmação", expõe. Ela reforça que tudo que é doença do trato respiratório aumenta com o frio. "Nesse período do ano quando a pessoa espirrar e tossir é preciso proteger a boca e o nariz, usar lenços descartáveis, e quando tocar a boca e o nariz é preciso lavar com água e sabão", orienta.
Ela aconselha manter as áreas ventiladas o máximo possível e evitar ambientes com grandes aglomerações e fechados. Ela reforça a necessidade de manter uma alimentação saudável e a atividade física para fortalecer o sistema imunológico.

Do início do ano até a última sexta-feira (26) o Paraná já registrou 86 notificações por influenza e seis mortes.
Do início do ano até a última sexta-feira (26) o Paraná já registrou 86 notificações por influenza e seis mortes. | Foto: Agência de Notícias do Paraná



A Secretaria Estadual de Saúde faz um alerta para que as pessoas redobrem a atenção com esse problema. "No inverno as pessoas mantêm os ambientes mais fechados, sem muita circulação de ar. Além disso, não ter cuidados básicos, como proteger a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e usar sempre o álcool gel, faz com que o vírus da gripe se espalhe com mais facilidade", afirma o coordenador estadual de imunização, João Luís Crivellaro. "A população, especialmente os grupos de risco, deve estar alerta. Acima de tudo, quem ainda não se imunizou deve tomar a vacina", diz Crivellaro.

BALANÇO - Do início do ano até a última sexta-feira (26) o Paraná já registrou 86 notificações por influenza e seis mortes. Entre os óbitos, quatro ocorreram entre fevereiro e março deste ano. As vítimas eram idosos e já possuíam outras comorbidades como cardiopatia, diabetes e problemas neurológicos.

Neste ano, não houve no Paraná nenhum registro de notificação ou óbito causado por H1N1. Cinco das seis mortes ocorreram em decorrência da influenza A (H3) e uma pela influenza B.

VACINA – A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o estado até o dia 9 de junho. O público alvo com direito à vacina gratuita pelo SUS são crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), profissionais de saúde e professores públicos e privados em atividade.

PARANÁ - O Paraná já vacinou 84,38% do público prioritário, o equivalente a 2,52 milhões de doses aplicadas. Crianças e gestantes ainda são os que menos receberam a imunização, com 88,10% e 67,79% do público vacinado, respectivamente. A meta do estado é chegar a, pelo menos, 90% do público imunizado.

Para receber a dose, quem faz parte do público alvo deve ir à unidade de saúde básica mais próxima. A campanha abrange todos os 399 municípios do Estado.