A aromaterapia pode se mostrar especialmente eficiente no tratamento de crianças. Mas nem todos os óleos essenciais são recomendados para elas. Entre os mais indicados, estão os óleos de lavanda, camomila, melissa. A camomila, por exemplo, ajuda em dores de barriga e, assim como a melissa, tranquiliza e relaxa.

O óleo de lavanda é um verdadeiro coringa: tem efeitos calmante e anti-estressante, é desintoxicante, controla a ansiedade, facilita a chegada do sono, além de ser útil em casos de queimadura, picadas de insetos e assaduras. "O óleo de lavanda é ótimo para a massagem shantala, que a mãe faz no bebê. Ajuda o bebê a relaxar, evita cólicas, melhora o sono", afirma a naturoterapeuta Silvia Bachstein. Segundo ela, os óleos de erva-doce e hortelã também têm efeito carminativo, ou seja, ajuda no combate à formação de gases no intestino.

Outro problema típico da infância, os piolhos também podem ser eficientemente combatido através da aromaterapia. "O óleo de gerânio é uma grande arma contra os piolhos. Basta aplicar algumas gotas no couro cabelo e deixar por algum tempo", ensina Silvia.

DOSAGEM
Ao usar os benefícios da aromaterapia em favor das crianças, é preciso ter cuidado com a dosagem dos óleos. "As crianças têm a pele muito sensível e delicada. Para elas, deve-se utilizar os óleos essenciais na metade da concentração sugerida para adultas", recomenda o doutor em nutrição e expert da aromaterapia, Gilclay Gomes de Abreu. (J.G.)