Na mesa da família do professor universitário Carlos Aggio - mais conhecido como Cauê - e da comerciante Ester Caetano de Souza Aggio, os aditivos alimentares não entram. Adeptos do vegetarianismo e da alimentação mais natural possível, eles apostam na escolha criteriosa dos alimentos e no preparo das próprias refeições para fugir destas substâncias.
Os quatro filhos, Thayna, 16 anos, Matheus, 14, Lohana, 10 e Thomas, 8, partilham dos hábitos dos pais e mantém uma rotina impensável para muitas crianças e adolescentes: eles não tomam refrigerantes e nem comem coisas como salgadinhos, doces e outras guloseimas industrializadas. ''A mudança na alimentação veio com a conscientização sobre a preservação do planeta e o respeito aos animais'', diz Cauê.
No prato da família, sempre há espaço para todos os tipos de vegetais, grãos, cereais, castanhas, leguminosas, raízes e tubérculos orgânicos (cultivados sem agroquímicos). Eles também consomem leite e derivados, mas não usam ovos nas receitas. Para manter a dieta livre dos aditivos, preparam o pão, o molho de tomate, os recheios de sanduíches e os bolos que comem. ''Compramos leite de marcas que conhecemos o processo de fabricação, para garantir que não houve maus tratos aos animais.''
Cauê admite que produtos orgânicos são mais caros que os convencionais, mas procura comprar de agricultores da região, que vendem a preços mais acessíveis. Para quem pretende reduzir o consumo de industrializados, ele garante que o mercado oferece similares. ''Ao invés de comprar chocolate, por exemplo, compro produtos com 100% de cacau'' ensina, acrescentando que cacau em pó misturado com açúcar mascavo vira achocolatado.
''Açúcar refinado é outro produto cheio de aditivos e que pode ser substituído pelo mascavo ou pelo demerara'', orienta. Produtos enlatados, como molho de tomate, milho refogado, ervilhas e seleta de legumes são fáceis de fazer em casa. ''Basta planejar'', diz.
A experiência no preparo de pratos naturais incentivou o casal a abrir em Londrina o restaurante Girassol, que desde maio serve refeições e comercializa pães, bolos e lanches. ''Nossos clientes são pessoas preocupadas em manter hábitos saudáveis'', conta Cauê, que faz entrega de marmitex na hora do almoço. (C.A.)