Curitiba - O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Ricardo Ortina, também disse ser contra a proposta do Tribunal de Contas (TC) de extinguir ou fundir os municípios com menos de cinco mil habitantes. "O que não se pode fazer é criar mais. Agora, os que já foram criados não tem como. Ou teria de se estabelecer um sistema para essas prefeituras que vão absorver outras. Assim, elas vão deixar de atender bem a população", opinou.
Prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, de 18 mil moradores, até 1º de janeiro – transmitiu o cargo para Zelírio Ferrari (PMDB) -, ele lembrou que a cidade já originou duas – Pranchita (5.628 habitantes) e Pinhal de São Bento (2.625), em 1982 e 1990, respectivamente. "Vou incorporar de novo e ter de atender saúde, educação e agricultura com o mesmo recurso, às vezes a 30 quilômetros de distância? Quem vai sofrer com isso é a população", prosseguiu.
Ainda segundo Ortina, os municípios menores são, em geral, mais bem administrados e cuidados, porque o prefeito está mais perto do cidadão. "O problema está nos de 30 a 50 mil e nos grandes, nas capitais." O dirigente defendeu que o tema seja amplamente debatido. "Eu estarei na semana que vem em Curitiba numa reunião com o governador (Beto Richa, do PSDB) e outros prefeitos. Vamos levantar essa bandeira", contou. (M.F.R.)