Wenceslau Braz - Uma semana depois de encarar uma viagem de 900 quilômetros em um ônibus velho em busca de emprego como lavrador, Jonas (nome fictício) se viu diante da mira de um rifle. Ele pensou em reagir para ajudar um amigo, espancado por não aguentar o ritmo de trabalho, mas percebeu que não teria chance contra o capataz armado e seus ajudantes. A promessa de salário digno, transporte, moradia e alimentação se esvaiu quando o grupo de 35 trabalhadores de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro) chegou à fazenda do contratante, em São Francisco de Paula, no nordeste do Rio Grande do Sul.

Era maio de 2005 e os termômetros registravam menos de 10º C. Impedidos de deixar a fazenda, a saída foi sobreviver em alojamentos precários e se submeter à rotina de 14 horas de trabalho sem descanso semanal na colheita de batata, alho e feijão. A imensidão de terras descampadas no horizonte frustrava qualquer expectativa de fuga. Haviam se tornado escravos modernos. "À medida que o tempo passava o desespero aumentava. A gente sofreu ameaça de morte. Foi terrível", relembra Jonas, depois de 12 anos da escravidão.

A submissão durou 40 dias. Para Jonas, porém, a quarentena foi equivalente a anos de angústia. "Quando o pessoal chegou para tirar a gente de lá, parecia que estávamos deixando o inferno. Foi um alívio muito grande", comenta. O pessoal a que ele se refere é a equipe de auditores do Ministério do Trabalho que fazia inspeções pela região do distrito de Tainhas. Os auditores constataram que o sistema de débito descontava até as ferramentas usadas no trabalho e que os artigos de higiene eram vendidos a preços abusivos.

O capataz foi preso em flagrante. O dono da fazenda alegou que não tinha conhecimento dos maus-tratos e das condições às quais os trabalhadores haviam sido submetidos. O proprietários fez um acordo com o Ministério Público: pagou os salários e fretou o ônibus para levar os trabalhadores de volta. Ainda hoje, Jonas tem receio em falar sobre o assunto. "Não gosto nem de lembrar. Por sorte, tudo acabou bem."(C.F.)