Na consulta pública disponível no site do Senado sobre a PEC que propõe redução no número de parlamentares, quase 550 mil pessoas se manifestaram a favor da proposta e apenas 1,7 mil se posicionaram contra. Para Clodomiro Bannwart, professor de Ética e Filosofia Política da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o apoio popular indica o distanciamento e a descrença da população em relação à política. "O sistema político dos últimos 30 anos demonstra ineficiência para assegurar aquilo que a Constituição de 1988 tinha prometido", avalia, destacando que, diante do contexto, a população "bate cada vez mais na porta do Judiciário" para resolver demandas que ficam sem solução no parlamento. "A criminalização do sistema político, através de operações como a Lava Jato, por exemplo, também leva à descrença e provoca uma boa acolhida pela sociedade de argumentos favoráveis à redução do Parlamento", diz.
Luciano dos Santos, advogado especialista em Direito Eleitoral e diretor do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), destaca que uma proposta como a PEC 106 será difícil de ser aprovada. "Temos problemas com a representação dos estados, por exemplo, e não há debate sobre isso pois aqueles com mais representantes acabam influenciando na decisão e não têm interesse em mudar. Por isso é muito mais difícil reduzir o número de parlamentares", opina.
Considera, entretanto, que a discussão é importante para o Parlamento entender que a população não está satisfeita com os gastos e o tamanho da Câmara e do Senado. "A população está descontente e isso provoca a discussão sobre a redução. Se os parlamentares respondessem aos interesses da população, seria uma questão de menor importância", opina, destacando que os deputados e senadores precisam estar mais atentos às demandas da sociedade. (C.A.)