Palestrantes e debatedores do EncontrosFolha defenderam que a mobilização da classe política é importante para garantir os avanços necessários ao desenvolvimento da região. Na plateia do evento, deputados de Londrina e o vice-prefeito do município, Guto Bellusci (PSD), concordaram com as demandas necessárias à atração de indústrias e garantiram que têm se esforçado para cumprir as metas estabelecidas para o município.
"Londrina tem um potencial muito grande para atrair eventos e investimentos: universidades, institutos de pesquisa, tecnologia e um parque hoteleiro denso. O que faltava para Londrina era a credibilidade, o que tem sido conquistado ao longo dos últimos anos", afirmou Bellusci. Segundo ele, a prefeitura trabalha para deixar como legado o fato de Londrina ser considerada uma cidade inteligente. "Temos condições de desenvolver projetos que vão fazer a cidade cada vez mais atraente para as pessoas morarem."
Já o deputado federal Alex Canziani (PTB) destacou que trabalha com foco na educação e afirma ter obtido conquistas importantes para a questão da educação básica, buscando recursos em Brasília ou desenvolvendo projetos de gestão junto às escolas de Londrina. "Além disso, apoio a formação profissional e tecnológica, o que inclui a vinda do Instituto Federal da Universidade Federal Tecnológica, aumentando o acesso à universidade pública e gratuita na cidade", disse.
O deputado anunciou também que está em vias de ser contratado um plano de desenvolvimento do Norte do Paraná, através do Banco Mundial em parceria com o governo do Estado. "Será um grande projeto de desenvolvimento entre Londrina e Maringá, passando por Apucarana. A consultoria deve ser contratada ainda este ano."
Já o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) avaliou que um dos pontos mais importantes para fortalecer o desenvolvimento de Londrina é o setor de infraestrutura. "Estou atuando na melhoria do aeroporto para e duplicação e melhoria em rodovias, tanto na BR-369 para Ourinhos como na PR-445 para Curitiba. São pautas constantes da minha atuação parlamentar, em conjunto com outros deputados e junto ao governo do Estado e concessionárias de pedágio. É fundamental que possamos discutir com as empresas os projetos e perspectivas de investimentos", afirma. Para o próximo ano, ele adiantou que já há previsão no orçamento de um investimento de R$ 70 milhões na viabilização do contorno Leste.
O deputado federal Marcelo Belinati (PP) observou que outras cidades do Estado têm atraído indústrias apesar da crise, como é o caso de Ponta Grossa e Maringá. "A cidade precisa ter um rumo, por isso é importante a união de todos para seguir pelo caminho do desenvolvimento", afirmou. Ele relatou também ter trazido, em um ano, mais de R$ 30 milhões em recursos para a saúde. "Como deputado, estou tentando aumentar o teto da saúde e atrair recursos para compra de equipamentos", disse. (Carolina Avansini/Reportagem Local)

Deputado federal Alex Canziani (PTB): foco na educação
Deputado federal Alex Canziani (PTB): foco na educação | Foto: Fotos: Gustavo Carneiro
O deputado federal Marcelo Belinati (PP): recursos para a saúde
O deputado federal Marcelo Belinati (PP): recursos para a saúde
O vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci (PSD): legado de cidade inteligente
O vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci (PSD): legado de cidade inteligente
O deputado estadual Tiago Amaral (PSB): importância da infraestrutura
O deputado estadual Tiago Amaral (PSB): importância da infraestrutura