A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída por meio da lei nº 12.587, sancionada em 2012, estabelece em suas diretrizes que os municípios deem prioridade aos tipos de transporte não motorizados sobre os demais. Portanto, além de oferecer boas condições para a população se locomover a pé, é responsabilidade dos governos municipais incentivar o uso de bicicletas.

Em Maringá (Noroeste) já existem 20 quilômetros de ciclovias e em breve a cidade deve ganhar mais 20 quilômetros. Em 90 dias deve ser inaugurado o sistema binário de mão única na Avenida Brasil, ligando o bairro Maringá Velho ao Contorno Sul, que contará com ciclovia integrada às já existentes e às que ainda serão construídas. Além disso, o município finaliza o projeto de um terminal modal que contará com bicicletário."Temos notado uma disposição da população em usar bicicleta e temos um sistema viário que favorece a integração modal", ressalta o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Laércio Barbão.

Em Curitiba, segundo informações da assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), serão investidos pela Prefeitura R$ 90 milhões na implantação do novo Plano Estratégico Cicloviário. O projeto prevê melhorias nas vias e calçadas, criando 90 quilômetros de ciclorrotas, 80 quilômetros de vias calmas e 130 quilômetros de vias cicláveis. O plano também prevê a recuperação de parte da malha cicloviária hoje existente (de 127 quilômetros).

Em Brasília, de acordo com Paulo Alexandre Passos, representante do Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, estão sendo construídos 200 quilômetros de ciclovias (176 quilômetros serão entregues agora em março). Atualmente a cidade já conta com 240 quilômetros de malha cicloviária. "Ao atingir a marca de 440 quilômetros, Brasília terá uma das maiores malhas do mundo", observa Passos.

O integrante do Comitê informa que já foram investidos mais de R$ 65 milhões em obras de ciclovias. "Além das obras, o Governo do Distrito Federal entregou 3 mil bicicletas para o transporte escolar de alunos de ensino fundamental da rede pública, implantou a Ciclofaixa do Lazer e deve investir mais R$ 39 milhões em ciclovias em 2014 /2015." De acordo com a ONG Mobilize Brasil após os investimentos o Distrito Federal passará à frente do Rio de Janeiro, que até então liderava o ranking, com 300 quilômetros de ciclovias. (S.L.)