Parque localizado na zona sul ainda não foi concluído
Parque localizado na zona sul ainda não foi concluído | Foto: Marcos Zanutto
Teatro Municipal: "esqueleto" segue abandonado
Teatro Municipal: "esqueleto" segue abandonado | Foto: Ricardo Chicarelli



Além de promessas não realizadas, outro problema histórico e cultural inerente à administração pública brasileira são as obras paradas. O presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti, afirma que marcos legais importantes, como a lei de Responsabilidade Fiscal, reduziram as ocorrências de obras iniciadas e não terminadas, mas o problema persiste.

"Em Londrina temos dois casos emblemáticos: o Jardim Botânico e o Teatro Municipal", cita Cavazotti. Ele descreve que o parque localizado na zona sul recebeu milhares de reais de investimento e não foi concluído a contento, apesar de ter sido inaugurado. O caso é um clássico exemplo da descontinuidade de projetos após mudança na gestão. "Um governo começou, outros não deram sequência, veio a crise e as obras foram descontinuadas."

Já em relação ao teatro municipal, localizado na zona leste, ele avalia que uma obra de tamanho porte, descrita em um bom projeto – escolhido por concurso – não poderia ser executada por emendas parlamentares que precisam ser aprovadas ano a ano para garantir os recursos necessários. "A execução deveria ter começado apenas mediante garantia de orçamento total", insiste.

O maior desafio para os representantes do Executivo e também do Legislativo, em todas as esferas, é traçar planos que garantam a finalização de projetos. "Temos que parar com essa prática de propor sempre coisas novas. É importante terminar o que foi começado", diz. (C.A.)