Audiência pública na Câmara foi marcada por disputa entre defensores e críticos do aborto
Audiência pública na Câmara foi marcada por disputa entre defensores e críticos do aborto | Foto: Devanir Parra/CML/27-3-2017


A Câmara de Vereadores de Londrina teve no fim de março uma de suas audiências públicas mais tumultuadas dos últimos tempos. O espaço destinado a debater o Projeto de Lei nº 145/2013, que institui no calendário oficial do Município o Dia do Nascituro, reuniu cerca de 300 pessoas que se manifestaram contra e a favor da tema, que defende o direito de nascer.

Antes da audiência começar, líderes religiosos recepcionaram os convidados com uma vigília na entrada da Câmara. Em seguida, o debate seguiu tenso por mais de duas horas. De um lado das galerias, conservadores exibiram cartazes com críticas ao feminismo e de exaltação à vida. De outro, liberais e manifestantes feministas defenderam o direito da mulher decidir sobre seu corpo e destacaram a laicidade do estado. No total, cerca de 60 se manifestaram sob vaias e aplausos da plateia barulhenta.

De autoria do vereador Péricles Deliberador (PSC) e do vereador licenciado Tio Douglas (PTB), a proposta foi aprovada em primeiro turno no dia 9 de março com apenas duas emendas. Se a aprovação se confirmar em segunda votação, ainda sem data definida, o Dia do Nascituro deverá ser celebrado em Londrina no dia 8 de outubro.(C.F.)