No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza desde 2014 a campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Aparecido Carlos Beltrani, voluntário e responsável pela comunicação do CVV em Londrina, destaca que o objetivo maior da instituição é oferecer canais de comunicação para acolher pessoas que estão em sofrimento, ajudando-as a superar os pensamentos suicidas.
Mensalmente, apenas no município, o serviço atende entre 500 e 600 ligações, mas nem todas são referentes à vontade de tirar a própria vida. "A ideia de suicídio não é imediata, normalmente a pessoa começa desabafando sobre sentimentos que estão acumulados. Quando não encontram solução, passam a pensar em suicídio", diz.
Na experiência como voluntário, ele percebe que muita gente sofre de falta de compreensão e entendimento. "Há o estresse por algo pontual que aconteceu e o estresse acumulado, que ocorre porque as pessoas não se abrem sobre os problemas que enfrentam, inclusive por medo de serem debochadas e xingadas", atenta, lembrando que o CVV tem a posição de ouvir e nunca discordar. "As pessoas que pensam em suicídio se isolam porque se sentem incompreendidas", relata.
Perda de emprego e problemas financeiros têm sido assuntos recorrentes entre os londrinenses que ligam para o CVV. "A crise econômica aumenta a angústia. As pessoas mais sensíveis são as mais suscetíveis, pois encontram dificuldades em conviver com a situação. Muitas pessoas perdem o emprego e entram em desespero, porque são provedores e precisam continuar pagando aluguel, comida e escola", afirma.
Para Beltrani, o mês de setembro é importante para lembrar a todos que o suicídio não pode continuar sendo um tabu. "Ouvir sem julgamento e deixar desabafar sobre os problemas é um bom caminho para ajudar.", diz. (C.A.)

SERVIÇO
De 20 a 22 de setembro o CVV realiza em Londrina a Semana de Valorização da Vida,
com palestras gratuitas no Senac. Informações: (43) 3356-4111 e 141