Desde que o jovem Milton Vitor de Souza, de 20 anos, morreu com vários tiros na cabeça em uma noite de sábado (17 de novembro), no Jardim Tupi, em Cambé (região metropolitana de Londrina), o município não registra nenhum homicídio. O clima pacífico completaria sete semanas anteontem.
  No total, até a noite de sexta-feira, foram 48 dias sem assassinatos, um dado positivo que ameniza os números ruins de 2012, quando 35 pessoas foram mortas no município. O crescimento no número de homicídios atingiu mais de 34% na comparação anual. Em 2011, a polícia computou 29 crimes deste tipo. O índice de homicídios de Cambé é o mais alto da região metropolitana – com 38 mortes por grupo de 100 mil habitantes, 40% maior que o índice nacional e 15% maior que o índice estadual. O bairro mais violento da cidade é o Jardim Tupi, seguido pelo Jardim Ana Rosa.
  O delegado Jorge Barbosa acredita que os dados são circunstanciais e que o quadro de violência na cidade é estável. ‘‘O crescimento no número de homicídios não foi expressivo. Este período incomum sem homicídio mostra que a polícia está combatendo a criminalidade com eficiência’’, afirma. Ele lembra que foram presos vários traficantes na cidade e que outros foram mortos em confronto com a polícia em Cambé e em Londrina. Em 2012, segundo o delegado, foram quatro mortes em confronto contra nenhuma em 2011.
  O comandante da Polícia Civil na cidade diz que a investigação policial teve um bom ano em 2012, com a elucidação de 25 homicídios, o que dá uma média de um caso resolvido a cada duas semanas. No entanto, Barbosa aguarda o que ele considera o grande avanço possível na segurança pública do município em 2013: a liberação de pelos 10 investigadores para trabalhar nas diligências.
  Neste ano, o governo estadual promete transferir a administração de 60 carceragens instaladas em delegacias da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Justiça (Seju).
  Os 1.235 aprovados no último concurso de agente penitenciário vão trabalhar nestas unidades. Eles devem ser convocados na próxima semana e já começam o treinamento. Em fevereiro, iniciam o trabalho. De acordo com a assessoria da Seju, a região metropolitana de Londrina terá prioridade no primeiro lote de transferências, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre. Cambé é um dos municípios contemplados. A meta da Seju é que cada unidade tenha ao menos um carcereiro para cada 10 presos.
  Jorge Barbosa acredita que a mudança trará um grande ganho para o trabalho de investigação. Segundo ele, dois investigadores por turno são deslocados para atender os presos. ‘‘Com isso, ganharemos pelo menos 10 investigadores para realizar as diligências, aumentando a rapidez na confecção dos inquéritos e as chances de se indiciar com mais consistência os envolvidos nos crimes’’, afirma o delegado.