Imagem ilustrativa da imagem 'As pessoas querem ser ouvidas'
| Foto: Arquivo Pessoal
Com a personagem Nina, a manicure Nívea de Almeida ensina educação ambiental para crianças: semente do voluntariado plantada pela mãe


Nina é uma boneca palhacinha que ensina educação ambiental para crianças das creches de Londrina. Ela também visita o Hospital do Câncer e participa dos piqueniques organizados pelo Centro de Voluntario de Londrina (CVL). Nina faz a alegria das crianças, mas também enche de satisfação a manicure Nívea Teixeira de Almeida, de 42 anos, criadora da personagem.
Formada em gestão ambiental, Nívea sempre quis dividir o conhecimento adquirido na universidade com outras pessoas e encontrou na atividade com as crianças a satisfação pessoal.
A semente do voluntariado foi plantada pela mãe, que era professora. "Ela era muito caridosa com todos e aquilo ficou dentro de mim", comentou. Para ela é muito gratificante fazer as atividades com as crianças, pois elas entram na fantasia da personagem e aprendem brincando.
Nívea escolheu usar seus conhecimentos no voluntariado, mas enfatiza que não é preciso ter uma faculdade para fazer o bem. "Só ter amor e carinho. As pessoas querem ser ouvidas. Você só precisa ter o coração aberto e estar disposto a receber e dar em troca", afirmou.
Ela lembra que a primeira vez que se transformou na Nina, a ansiedade foi enorme e tremia inteira, mas hoje Nívea não vive sem a personagem. "É muito gratificante trabalhar, receber o abraço das crianças." (A.M.P.)