Noceli dos Santos reconhece que o trabalho da Pastoral da Criança foi determinante para garantir o futuro de dois dos seus quatro filhos
Noceli dos Santos reconhece que o trabalho da Pastoral da Criança foi determinante para garantir o futuro de dois dos seus quatro filhos



Florestópolis - A auxiliar de enfermagem Noceli Marcelino dos Santos, 50, reconhece que o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança foi determinante para garantir o futuro de dois dos seus quatro filhos. Ela ingressou na pastoral em 1983, aos 19 anos de idade, mas mesmo com a vivência no trabalho comunitário teve dificuldade com a alimentação da primeira filha. "Eu não sabia nada. Era totalmente ignorante sobre alimentação. Aprendi a ser mãe com a pastoral", conta. "Se não fosse a pastoral, eu não teria a Laize."
Santos lembra que na época morava perto do cemitério e observava a grande quantidade de covas infantis existentes no local. Seu medo era que a filha não sobrevivesse às complicações decorrentes da desnutrição. Ela teve uma gestação difícil e teve problemas para amamentar. A filha dela passou seis meses no centro de nutrição das Irmãs Servas da Caridade. "Quando ela chegou ao centro, tinha cinco meses e pesava quatro quilos. Tirei ela de lá com sete quilos. A minha filha foi criada na multimistura. É um milagre de Deus."
Quando nasceu o segundo filho, Diego, ela também precisou da assistência da pastoral, mas depois, com os outros dois filhos, Santos já tinha experiência suficiente para saber como evitar que os bebês sofressem com a desnutrição.
"Hoje minha filha mais velha está com 32 anos e tem três filhos. Muito do que eu aprendi na pastoral sobre amamentação a Laize fez com os filhos dela e correu tudo bem. E foi graças ao meu trabalho dentro da pastoral que decidi seguir a profissão nessa área da saúde, para poder ajudar outras pessoas."(S.S.)