O pneumologista pediátrico Cláudio Luiz Castro Gomes de Amorim, do Hospital do Coração em Londrina, afirma que os danos causados pela baixa umidade do ar à saúde podem ser minimizados por uma medida muito simples: tomar bastante água.
"A umidade é um mecanismo de defesa para as vias aéreas", diz, lembrando que o clima seco é favorável, por outro lado, às pessoas alérgicas à umidade. "Isso porque os ácaros e fungos crescem em ambiente úmido", justifica.
Ele explica que hábitos como usar umidificador, baldes de água ou toalhas molhadas para umidificar ambientes não são eficientes para melhorar a umidade e ainda podem prejudicar os alérgicos. "Beber água é a melhor forma de hidratação, é até bom andar com uma garrafinha para não esquecer", recomenda, lembrando que as pessoas que se incomodam com o "clima seco" podem usar soro no nariz para reduzir o desconforto.
Umidificadores e climatizadores, quando usados, devem ser por curtos períodos e após desligar, a recomendação é que haja circulação de ar para não deixar a umidade parada.
O médico lembra que crianças perdem mais líquidos que adultos e precisam de cuidados redobrados. Além de beber mais água, a dica é usar roupas leves, boné e evitar exposição persistente e descuidada ao sol para prevenir a perda de líquidos. (C.A.)