O vereador licenciado Marcelo Belinati (PP), candidato a prefeito de Londrina, foi o quinto a participar da sabatina realizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) na manhã de ontem. Em quase duas horas o candidato afirmou que vai focar na atração de indústrias para o município, estudar a construção de um centro de convenções, para atrair eventos, e dar atenção à saúde básica. O candidato também defendeu a Guarda Municipal armada e disse que vai debater a flexibilização do horário do comércio.
Marcelo prometeu um ''grande parque industrial no município'', para que Londrina não perca mais indústrias para cidades da região. ''Já conversei com o governador Beto Richa, para que o governo estadual entre com recursos para a estrutura básica, que é cara'', ressaltou. O candidato também defendeu que é necessário ''desburocratizar a prefeitura, para que a atração de empresas e implantação de planos e projetos sejam mais facilitadas''. Para isso, o candidato também ressaltou a necessidade de reestruturação da Codel e do Ippul, com contratação de mais funcionários.
Sobre a área da saúde, o pepista, que é médico, afirmou que o mais importante é melhorar o atendimento básico. ''Se no posto de saúde tiver médico e remédio, a população resolve grande parte de seus problemas, evitando filas em hospitais. Mas, para isso, precisamos oferecer um salário para médicos que seja de mercado, senão ninguém vai querer trabalhar no posto.''
Sobre a questão da flexibilização do horário do comércio, o pepista lembrou que foi contra a ideia quando o Código de Posturas foi votado na Câmara de Vereadores. ''Não podemos fazer isso sem um estudo melhor, sem apresentação dos números de empregos e renda que isso geraria, e sem conversar com comerciantes e comerciários'', justificou.
Questionado sobre sua grande coligação, e possíveis problemas em nomeações de cargos, caso seja eleito, Marcelo ressaltou que tem ''orgulho'' de sua aliança política. ''Vou escolher meus secretários e comissionados tecnicamente. E tenho orgulho da aliança, de ter ao meu lado o governo do Estado. Precisamos disso para captar recursos. Londrina não pode mais ter instabilidade política'', finalizou.
Sabatinas da Acil
Hoje, o último candidato a ser ouvido será o pedetista Barbosa Neto. A sabatina começa às 8h30, na sede da Acil, no Palácio do Comércio, e é aberta ao público.