Estevão da Zona Sul não quis comentar ontem sua expulsão da sigla, mas em dezembro disse à FOLHA que votou com "sua consciência" pelo reajuste do IPTU
Estevão da Zona Sul não quis comentar ontem sua expulsão da sigla, mas em dezembro disse à FOLHA que votou com "sua consciência" pelo reajuste do IPTU | Foto: Fernando Cremonez/CML



A Comissão de Ética do Podemos (antigo PTN) decidiu expulsar o vereador Estevão da Zona Sul. Isso porque, em setembro do ano passado, o vereador votou a favor da alteração da PGV (Planta Genérica de Valores) que serve de base para o cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Londrina, contrariando a decisão do partido.

De acordo o presidente da sigla em Londrina, Márcio Stamm, a abertura de processo disciplinar ocorreu após deliberação do partido que foi contrário ao projeto de lei que previa aumento de impostos. "O nosso partido, o Podemos, é um movimento que quer um Estado menor, mais enxuto, mais eficaz e sem aumento de impostos." Assim que o vereador optou por seguir o projeto do Executivo, foi aberto o processo disciplinar pela sigla contra ele em outubro de 2017. Já a decisão do diretório nacional da legenda em acatar o pedido de expulsão foi divulgada segunda-feira (22) à noite.

Stamm informou que não há intenção do partido em reivindicar a vaga do vereador na Câmara. "O que nós queremos é marcar nossa posição, não estamos interessados no cargo dele de vereador. Queremos pessoas alinhadas com a ideia que o partido passa."

A Justiça Eleitoral prevê que o suplente pode reivindicar a cadeira na Câmara. Tito Valle, que já foi vereador pelo PMDB, é o suplente da coligação (Podemos/PSDC/PTC/PC do B). Nas eleições de 2016, Valle recebeu 1.270 votos.

Estevão informou ontem que não foi notificado da decisão do partido. Ele não quis comentar a expulsão nem os motivos que o levaram a votar favoravelmente ao IPTU. Em entrevista a FOLHA, em dezembro do ano passado, disse sempre votou com "sua consciência". "Apareceu um pessoal aí que eu nem conhecia pedindo para eu votar contrário, mas eu pensei no bem da cidade, nas melhorias que precisavam ser feitas."