A direção local do Podemos (PODE) abriu processo disciplinar contra o vereador Estevão da Zona Sul pela votação favorável ao reajuste da Planta Genérica de Valores (PGV), que alterou a cobrança do IPTU em Londrina. O projeto do prefeito Marcelo Belinati (PP) passou na Câmara com apenas cinco votos contra, insuficiente para barrar a aprovação em segundo turno. A investida contra o parlamentar pode culminar na expulsão dele do partido.

De acordo com o presidente do Podemos Londrina, Márcio Stamm, a legenda preconiza "pela redução da máquina pública, e um dos exemplos é a luta contra o aumento de impostos. Dentro desta ótica, o partido firmou posição de deliberar pela votação contrária às modificações tributárias do IPTU", disse. Como a normativa foi contrariada, o processo foi aberto. "O caso será encaminhado ao Conselho de Ética, mas o vereador terá oportunidade de se defender".

Estevão da Zona Sul foi um dos 14 vereadores que votaram a favor do reajuste do IPTU
Estevão da Zona Sul foi um dos 14 vereadores que votaram a favor do reajuste do IPTU | Foto: Reprodução/CML



Stamm espera que "o vereador seja expulso do partido", mas adiantou que o rito processual "deve ser respeitado". Ele ressaltou que "o Podemos não está atrás de cargos, mas de posições". Procurado pela FOLHA, o parlamentar comentou que votou pelo reajuste "porque a cidade necessita de mais recursos". "Se cada vereador votar de acordo com o partido, imagina como seria? Se eles (Podemos) não me quiserem mais, o que eu posso fazer? Votei com a consciência tranquila", ponderou Estevão da Zona Sul. Não há prazo para conclusão do processo disciplinar.