Curitiba - Um vereador de Ponta Grossa (Campos Gerais) levou a sério um boato da internet e ameaçou prender a drag queen Pabllo Vitar se ela resolvesse circular pelas ruas da cidade. Pastor evangélico, Ezequiel Bueno (PRB-PR) subiu à tribuna da Câmara Municipal na segunda-feira (16) para lamentar a participação da cantora na München Fest, a festa nacional do chope escuro, que neste ano acontece de 5 a 10 de dezembro. O discurso repercutiu nas redes sociais.

Depois de desejar uma semana abençoada aos demais vereadores e a quem o assistia, Bueno contou que enviaria um requerimento ao prefeito Marcelo Rangel (PPS) e à vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PPS), que preside a Fundação de Turismo, questionando os gastos com a festividade e o convite feito à cantora. "Se eu não estiver pagando, sem problema algum. Podem trazer quem quiser. Agora, com o meu dinheiro?" Ele se referia a um suposto tuíte do deputado federal Jean Willys (Psol-RJ), segundo o qual o psolista e a drag fariam "uma turnê pelas escolas do Brasil ensinando as crianças sobre diversidade sexual". O próprio Willys disse que a informação era falsa.

"Queria lamentar por trazer essa pessoa aqui a Ponta Grossa, a uma cidade família, a qual brigamos no Plano Municipal de Educação para tirar a ‘ideologia de gênero’ das escolas, uma cidade a qual somos conservadores. Quem quiser assistir, se não for com o meu dinheiro, sem problema. Mas se inventar de sair para as ruas e escolas, eu vou lá e vou prender, nem que depois eu seja preso por abuso de autoridade (…) Já falei e falo de novo. E sei que o nosso boco aqui [evangélico] vai junto", prosseguiu.

"Creio que é muita pouquinha gente [sic] que vai, mas pelo amor de Deus, na nossa cidade? Só me chamou a atenção esse primeiro show, que é lamentável. Vou falar com o prefeito, com a secretária, pelo amor de Deus", repetiu. "Claro que se estiver totalmente terceirizado, não tem o que fazer, mas pelo amor de Deus, é Ponta Grossa, não é esses outros lugares, onde se pode tudo."

A ameaça não surtiu efeito. Vários internautas fizeram memes com o rosto de Pabllo, alguns com os dizeres "Chegay", e publicaram na conta do parlamentar no Facebook. O show da cantora na München está marcado para 5 de dezembro e os ingressos custam a partir de R$ 15 (meia-entrada).