Depois de mais de duas horas, o ex-presidente Lula terminou de ser interrogado pelo juiz federal Sérgio Moro. Segundo os apoiadores do petista, a expectativa é que ele faça um pronunciamento na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba (leia mais abaixo).

Lula chegou à sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR), no bairro Ahú, em Curitiba, por volta das 13h45, cercado de militantes do PT, de centrais sindicais e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Ele prestou nesta quarta-feira (13) seu segundo depoimento ao juiz federal Sergio Moro, no âmbito da Lava Jato. Lula desceu do carro e caminhou rapidamente entre os populares, perto do isolamento imposto pela Polícia Militar (PM), acenou, mas não conseguiu discursar. O interrogatório começou às 14h15, com 15 minutos de atraso, e terminou pouco mais de duas horas depois.

Apoiadores de Lula também acompanharam chegada de ex-presidente ao prédio da Justiça Federal
Apoiadores de Lula também acompanharam chegada de ex-presidente ao prédio da Justiça Federal | Foto: Mariana Franco Ramos/Grupo Folha



"Foi uma chegada de novo nos braços do povo, com a militância nossa, o pessoal vindo de diversos locais do Paraná e do Brasil. Tenho certeza que o presidente vai se sair muito bem, como já se saiu em outros depoimentos. A única dúvida que a gente tem é se o juiz vai cumprir e observar o devido processo legal e o Código Penal Brasileiro, o que não aconteceu da outra vez, porque a sentença dele não tem base jurídica. E isso não sou eu que estou dizendo. São 122 juristas brasileiros de renome internacional", disse a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

Leia Mais:
Lula não responde a todas as perguntas em depoimento a Moro
Apoio a Lula chega aos assuntos mais comentados do Twitter

Grupos de apoio à Lava Jato, como o Vem pra Rua, espalharam outdoors pela capital paranaense
Grupos de apoio à Lava Jato, como o Vem pra Rua, espalharam outdoors pela capital paranaense | Foto: Mariana Franco Ramos/Grupo Folha



Sem poder acompanhar a oitiva, os militantes seguiram em caminhada até a Praça Generoso Marques, no centro da capital paranaense, onde deve acontecer um ato, encabeçado pelas frentes Brasil Popular (FBP) e Resistência Democrática (FRD) e pelo Fórum de Lutas 29 de abril. Vestidos de camisetas vermelhas, carregavam bandeiras, cartazes e faixas. Estão previstas apresentações culturais, uma "aula pública" com o jurista Eugênio Aragão, professor da Universidade de Brasília (UnB), ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF) e ex-ministro da Justiça durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Lula é esperado no final da tarde.

Críticos ao petista também programaram manifestações para "recepcioná-lo". O Vem Pra Rua, ao lado de outros grupos pró-Moro, se concentram em frente ao Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. Em menor número, eles fizeram uma espécie de varal, contendo camisetas com o rosto do juiz, um boneco gigante de Moro e barraquinhas, onde colocaram vários "pixulecos". Usaram megafones e buzinavam para os veículos que passavam. Em alguns locais da cidade também foram espalhados outdoors de "boas vindas" a Lula, com o ex-presidente vestido de presidiário e os dizeres "A República de Curitiba lhe espera de grades abertas".

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que à meia-noite de quarta Lula já estava na cidade. Ele fez a viagem, desde São Paulo, de carro de passeio e dispensou a escolta policial que foi oferecida. Estaria acompanhado de apenas dois assessores. A previsão de retorno é amanhã, também via rodoviária.

Ouvido em maio na ação do triplex do Guarujá, em que foi condenado a 9 anos e meio de prisão, Lula agora presta depoimento no processo em que é acusado de ter sido beneficiado pela empreiteira Odebrecht com a compra de um terreno de R$ 12,4 milhões destinado a ser a nova sede do Instituto Lula – mudança que acabou não saindo do papel – e mais um apartamento de R$ 504 mil em São Bernardo do Campo (SP).

Após o fim do depoimento, manifestantes pró-Lula realizaram um ato a favor do ex-presidente. Militantes seguiram concentrados na praça Generoso Marques à espera de Lula, que chegou ao local por volta das 18h30. Os senadores petistas Lindbegh Faria, Humberto Costa, Fátima Bezerra e Gleisi Hoffmann e o peemedebista Roberto Requião participaram do ato. "No Congresso Nacional não vejo esperanças. A mobilização é o caminho", discursou Requião. Enquanto ele falava, alguns militantes pediram que ele deixasse o PMDB.

Mais cedo, manifestantes pró-Moro homenagearam o juiz, que virou o "Super-Homem".

Confira as fotos e leia mais na edição desta quinta-feira (14):

Imagem ilustrativa da imagem Termina interrogatório de Lula em Curitiba
Imagem ilustrativa da imagem Termina interrogatório de Lula em Curitiba
Imagem ilustrativa da imagem Termina interrogatório de Lula em Curitiba
Imagem ilustrativa da imagem Termina interrogatório de Lula em Curitiba