Com o interrogatório de Favoreto, terminou ontem, em Londrina, a chamada instrução do processo. Foram quatro semanas de audiências para ouvir as testemunhas de acusação e defesa e os 11 réus que moram em Londrina. O juiz titular dos processos da Publicano, Juliano Nanuncio, encaminhou carta precatória para as comarcas onde residem outras testemunhas e réus.
Assim que voltarem, possivelmente, em fevereiro, considerando as datas em que foram marcadas, o magistrado analisa eventuais pedidos de diligência. Após isso, Ministério Público e réus têm prazo para alegações finais. Em seguida, o juiz poderá proferir sentença: "Eu tenho a impressão que é possível ainda no primeiro trimestre de 2017", declarou Nanuncio.
O processo relativo à primeira fase da Publicano é o mais adiantado – está em fase de alegações finais e Nanuncio espera sentenciá-lo ainda este ano. A Publicano 2, que ficou parada por oito meses em razão de decisão do Tribunal de Justiça do Paraná é a mais atrasada. Ainda há réus sendo citados. A Publicano 4 já tem audiências marcadas e o processo relativo à quinta fase, a última a ser deflagrada, em maio deste ano, também está na fase inicial. (L.C.)