José Roque Neto (PR) afirmou que irá consultar o diretório estadual do partido sobre a situação de Boca Aberta, que teve o mandato cassado no domingo
José Roque Neto (PR) afirmou que irá consultar o diretório estadual do partido sobre a situação de Boca Aberta, que teve o mandato cassado no domingo | Foto: Ricardo Chicarelli



A saída de Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta, da Câmara Municipal de Londrina deve reforçar a base do prefeito Marcelo Belinati (PP) no Legislativo. O suplente da coligação, José Roque Neto (PR), foi notificado da vaga aberta na Câmara nessa terça-feira (17). Até ontem, ele tinha um cargo comissionado na administração belinatista - era assessor na Secretaria Municipal do Idoso.

Assim que o documento de desincompatibilização do cargo for assinado pelo prefeito e publicado em diário oficial, Roque Neto já poderá assumir a cadeira no Legislativo nesta quinta-feira (19). "A gente nunca espera que aconteça esse tipo de coisa com um vereador eleito. Esperávamos que ele pudesse superar essas circunstâncias, mas a Casa chegou a essa decisão e agora eu estou aqui", disse Roque Neto.

Mesmo tendo apoiado o atual prefeito na última eleição e ser fiel escudeiro do ex-prefeito Antonio Belinati (tio de Marcelo), Boca Aberta, que foi cassado no último domingo, votou contra projetos de iniciativa do Executivo, como o que revisou a PGV (Planta Genérica de Valores) e aumentou o IPTU a partir de 2018.

Já Roque Neto reforçou que sua atuação no Legislativo será "pautada pela legalidade". "Já fui da Comissão de Justiça e ocupei a presidência da Casa sempre com esse olhar a legalidade dos projetos que são apreciados, sempre através do diálogo e convocando audiências públicas", recordou ele, que antes
de deixar o cargo conversou com Marcelo Belinati.

Como presidente local do PR (Partido da República), Roque Neto alegou que nunca interferiu no debate que culminou na cassação do mandato do polêmico ex-vereador. "Muito pelo contrário, nós aconselhamos para que pudesse melhorar a postura e o respeito, mas cada um tem uma sentença na sua cabeça e faz o que achar melhor", justificou.

Sobre o futuro do correligionário na legenda, Roque Neto afirmou que será feita uma consulta ao diretório estadual do PR. "São coisas delicadas quando mexemos em pessoas ligadas ao partido. Vamos discutir com o diretório estadual para saber qual será o futuro dele."

Essa é a terceira passagem de Roque Neto pela Câmara. Na última eleição Roque Neto obteve 1.516 votos (quase 10 mil votos a menos que Boca Aberta) e ficou como primeiro suplente da legenda. Em 2008, foi eleito com 2.708 votos pela primeira vez vereador pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) com nome de "Padre Roque". Ao ser eleito presidente da Câmara, ocupou interinamente a Prefeitura de Londrina por quatro meses por conta da cassação do registro de candidatura do eleito à época Antonio Belinati (PP). A segunda passagem pela Câmara foi em 2012, já pelo PR, quando obteve 2.593 votos.