O vereador Rony Alves (PTB) assumiu na tarde de ontem a presidência da Câmara de Vereadores de Londrina prometendo ''acabar com a letargia'' da aprovação dos projetos na Casa. A posse de Rony foi dada pelo ex-presidente da Câmara, Gerson Araújo (PSDB), que assumiu a prefeitura após a renúncia de José Joaquim Ribeiro. Rony era vice-presidente da Mesa e, portanto, agora haverá uma eleição, na próxima sessão da Casa, para que um novo vice-presidente seja nomeado.
''Com toda essa crise política alguns projetos ficaram com a tramitação prejudicada, por isso, apesar do pouco tempo, pretendo analisar e acabar com a letargia. A cidade precisa da aprovação de algumas matérias, por isso acho que a decisão de Ribeiro, pela renúncia, foi sábia, apesar de ter sido demorada'', defendeu.
Faltando pouco mais de três meses para o ano terminar, Rony ressaltou a importância da aprovação de projetos do Plano Diretor Participativo de Londrina, do orçamento e do Profis. Já o pedido de Comissão Processante (CP) contra Ribeiro, que tem o objetivo de cassar o mandato, perde o objeto e será arquivado. ''Vamos analisar tudo com calma e chamar projetos que estão parados, mas a CP é arquivada pela Mesa porque Ribeiro não é mais o prefeito.'' Em relação aos comissionados da presidência, o vereador alegou que não pretende mexer nos cargos. ''O tempo é muito curto e eles estão fazendo um ótimo trabalho.''
Suplente
O primeiro suplente do PSDB, para ocupar a vaga de Gerson Araújo, é o atual diretor administrativo-financeiro da Sercomtel, Claudemir Molina. Ele será convocado oficialmente pela Casa em até 48 horas e tem até 15 dias para responder se assume a vaga. ''Vou conversar com minha família e o partido para saber onde serei mais útil, mas seria uma honra ser vereador'', antecipou. Molina está na diretoria da Sercomtel por indicação do governo do Estado.