"Essa investigação (Quadro Negro) existe há um ano e a programação de deixar a pasta era para abril e a gente foi postergando para concluir alguns projetos", garantiu Ratinho Júnior (PSD)
"Essa investigação (Quadro Negro) existe há um ano e a programação de deixar a pasta era para abril e a gente foi postergando para concluir alguns projetos", garantiu Ratinho Júnior (PSD) | Foto: Vivian Honorato/N.com



O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior (PSD), não escondeu o desejo de concorrer ao Palácio Iguaçu em 2018 e disse não temer desgaste político em coletiva de imprensa antes da solenidade para entrega de quatro unidades do projeto "Meu Campinho" no gabinete do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), na manhã dessa quarta-feira (6). Esse foi o último compromisso do secretário à frente da pasta pelo interior do Paraná antes de voltar a ocupar sua cadeira na Assembleia Legislativa (AL) do Estado.

Pré-candidato declarado à sucessão do governador Beto Richa (PSDB), Ratinho disse não acreditar que a delação do dono da Construtora Valor, Eduardo Lopes de Souza, atrapalhe suas pretensões eleitorais. "Eu acredito que não, as pessoas sabem separar bem cada situação. As pessoas sempre tiveram clareza da maneira que eu trabalho", disse ainda apontando que foram 3,2 mil liberações de verbas pela pasta de Desenvolvimento Urbano sem quaisquer "questionamentos na Justiça".

No acordo de colaboração, o empresário delator disse ao Ministério Público que os desvios nas obras de educação na ordem de R$ 20 milhões teriam abastecido a campanha de reeleição de Richa e de outros políticos ligados à cúpula do Estado em 2014. A delação ainda não foi homologada no Supremo Tribunal Federal. Todos negaram veementemente as acusações.

"Hoje eu entendo que qualquer pessoa que está na vida pública tem que ser fiscalizada. Tem que ter transparência e qualquer pessoa tem o direito de se explicar e de se defender, e a gente espera os fatos sejam esclarecidos", afirmou.

Ratinho também anunciou ser contra abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na AL para apurar casos descobertos pela Operação Quadro Negro. "Toda CPI a poucos meses da eleição é dar brecha para palanque político. Eu não vejo que uma investigação na Assembleia possar ser mais eficiente que o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público", defendeu.

Ele também não esconde que a volta ao Legislativo está relacionada a uma agenda de pré-campanha que pretende restabelecer. "É uma oportunidade de ampliar essa agenda", disse ao lembrar que já havia anunciado que desembarcaria do governo muito antes do vazamento da delação publicada na última sexta-feira (1º) pelo jornal "Folha de S.Paulo". "Essa investigação existe há um ano e a programação de deixar a pasta era para abril e a gente foi postergando para concluir alguns projetos e acho que chegou o momento."

Ao ser questionado sobre o embate interno na disputa eleitoral, Ratinho minimizou a concorrência que terá a vice-governadora Cida Borghetti (PP), esposa do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), que também é da base de sustentação política do atual governo. "É bom que tenha o máximo de candidatos para dar opção para o eleitor. A gente entende que é natural essa concorrência", respondeu.

Ratinho Junior foi o deputado estadual mais votado em 2014 com um número recorde de 300.928 votos.

"MEU CAMPINHO"
O projeto do Paraná Cidades, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano consiste na instalação de quatro campos com grama sintética para atividades esportivas no contraturno escolar com investimento é de R$ 1,49 milhão. Segundo Belinati, os locais escolhidos são o Jardim São Pedro (zona oeste), Conjunto Aquiles Stenghel (zona norte) e aterro do Igapó e a região da Lagoa Dourada (zona sul). A Prefeitura de Londrina não informou a data de entrega dos novos espaços esportivos.