Ney de SouzaImprobidadeDobrandino da Silva e sete ex-secretários são denunciados por autorizar venda de lotes irregularesO ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Dobrandino Gustavo da Silva (PMDB), e mais sete ex-secretários municipais foram denunciados pelo promotor Renan Gabardo Fava por improbidade administrativa na autorização dos loteamentos em quatro bairros. Ele teria liberado as loteadoras a vender terrenos sem proceder a infra-estrutura necessária.
Fava diz que houve enriquecimento ilícito dos loteadores; prejuízo ao poder público - já que a prefeitura ficou obrigada a promover a infra-estrutura nos bairros loteados - e desrespeito às leis que regulamentam a proteção ao meio ambiente. O promotor também acusa de improbidade administrativa os ex-secretários Carlos Budel (Obras), Elizeu Liberato (Administração), Nelson Rodrigues de Almeida (Planejamento), Aluízio Palmar (Comunicação Social), Salvador Ramos (Foztur) e Olmar Gavazzoni (Meio Ambiente), além de 12 ex-funcionários da prefeitura e donos de empresas loteadoras.
Dobrandino disse à Folha que essas irregularidades foram apontadas por membros da administração do atual prefeito, Harry Daijó (PPB), e que elas têm vínculo político. O ex-prefeito admitiu que autorizou os loteamentos somente com a instalação de água e luz e que a prefeitura se comprometeu em construir asfalto e calçamento.
Demissão Acusado de irregularidades na administração de recursos públicos e até de assédio sexual, o presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Marco Aurélio de Matos Alexandre, pediu demissão anteontem. A saída dele do cargo foi recomendada por uma Comissão de Inquérito (CI) aberta pela Câmara Municipal para apurar as denúncias.
A acusação de assédio sexual, feita por uma funcionária do órgão, não chegou a ser investigada porque a mulher retirou a denúncia. Alexandre disse ontem à Folha que é inocente das acusações.