Imagem ilustrativa da imagem Projetos aproximam estudantes da política em Ibiporã
| Foto: Divulgação/CMI



A Câmara Municipal de Ibiporã (CMI) possui três projetos destinados a estudantes das escolas públicas e privadas com foco na cidadania e no entendimento da verdadeira participação política que deve ser exercida pela sociedade.

O primeiro deles, a Câmara Mirim, foi criado em 1997, através de projetos do ex-vereador João Toledo Coloniezi, o João da Caixa, atual prefeito de Ibiporã, e pela ex-vereadora Lourdes Narcizo, e atendeu até agora quase 400 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Na cerimônia de posse da 21ª legislatura, realizada no dia 30 de novembro, a Sala de Sessões da Câmara ficou lotada, demonstrando que o projeto é muito bem conceituado entre a comunidade escolar ibiporaense.

Durante o ano, os vereadores mirins realizam reuniões na Câmara, debatem propostas relativas aos temas educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outros de interesse do Município, com o objetivo de inserir, de modo participativo, os estudantes na política desde cedo.

Em muitos casos, estas propostas são aprovadas pelos vereadores e tornam-se projetos de lei. O mandato dura um ano e não dá direito à reeleição. O projeto cria valores cívicos e morais, estimula o senso crítico e o debate sobre o que pode ser melhorado na Cidade no que se relaciona à infraestrutura.

PRÊMIO RUBEM ALVES

Outro programa, que está em seu terceiro ano de funcionamento, é o "Projeto Ibiporã Cidadania – Prêmio Rubem Alves", de autoria do vereador Roberval dos Santos (PSDB), atual presidente da Câmara, destinado a alunos do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de Ibiporã.

O programa consiste no desenvolvimento de um cronograma de atividades multidisciplinares, que será apresentado através de projetos a serem desenvolvidos por cada colégio, por meio de uma ou mais equipes participantes, inscritas na própria instituição conforme definição de uma comissão de avaliação.

Neste ano, a cerimônia de premiação aconteceu no dia 28 de novembro, com o primeiro lugar conquistado pela equipe do Colégio Estadual Teothônio Brandão Vilela, que apresentou o projeto com o tema "Violência Contra a Mulher". Em segundo lugar, ficou o projeto dos estudantes do Colégio Estadual Olavo Bilac, com o tema "Intervenção Militar"; em terceiro lugar, a equipe do Colégio Estadual Unidade Polo, cujo projeto apresentando se intitulou "Empatia"; e, em quarto lugar os alunos do Colégio Estadual Basílio de Lucca, com o tema "Tributos".

ESCOLA NA CÂMARA

O mais novo projeto, que vem fechar o círculo de todas as fases da vida escolar no envolvimento com a política, é o "Escola na Câmara", de autoria da vereadora Mari de Sá (PMDB), que foi aprovado no final de novembro por unanimidade e vai englobar os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O programa tem como objetivo principal incentivar a aproximação dos alunos e da comunidade escolar ao Poder Legislativo, para que haja uma integração com seus representantes e maior conhecimento de como funciona a máquina pública. O projeto possui em sua essência um caráter social e pedagógico e servirá de complemento aos estudos aplicados em sala de aula, além de consequentemente contribuir para o melhor entendimento do que é o exercício da cidadania e sua importância dentro de um Estado democrático de Direito.

"Nós precisamos cada vez mais em nossa sociedade de lideranças, de homens e de mulheres, que se disponham não só a cobrar, mas também participar e buscar uma melhora na nossa condição de vida, atingir uma sociedade melhor. E estes três projetos, Câmara Mirim, Prêmio Rubem Alves e o Escola na Câmara são ferramentas para o envolvimento dos professores e alunos e finalmente da sociedade como um todo no conhecimento e desenvolvimento da vida pública de nosso município", afirmou o vereador Roberval dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ibiporã.