Imagem ilustrativa da imagem Pressionados, vereadores discutem aumento do IPTU com prefeito
| Foto: Reprodução/CML



O final da tarde de quarta-feira (10) foi movimentado no gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP). Cerca de 12 vereadores participaram de uma reunião com o pepista para discutir o aumento do IPTU, considerado por muitos contribuintes como abusivo. Os parlamentares tentaram arrancar alguma alternativa de Belinati, que não sinalizou com nenhuma medida emergencial.

LEIA MAIS
Contribuintes organizam protesto contra aumento do IPTU

O reajuste da PGV (Planta Genérica de Valores) passou em setembro na Câmara Municipal com 14 votos favoráveis e seis contra. Para o vereador Filipe Barros (PRB), que se opôs à matéria no Legislativo, as reclamações dos londrinenses eram inevitáveis. "O impacto é muito grande. O cidadão ainda é lesado pelo aumento de outros tributos", disse.

Vilson Bittencourt (PSB), que concordou com as modificações na Planta de Valores, informou que o encontro com o prefeito "serviu para esclarecer alguns pontos". Ele não escondeu a decepção com as contestações de seus eleitores. "Por onde eu ando, seja na padaria, no restaurante ou na farmácia, sou questionado. Nós (vereadores) aprovamos na Câmara e estamos descobrindo agora a dimensão dessa decisão. Politicamente falando, é uma derrota", ressaltou. Diante da comunidade, Bittencourt avaliou que sua imagem "não fica arranhada, mas praticamente destruída".

O vereador Amauri Cardoso (PSDB) disse que os contribuintes poderão questionar a elevação do tributo na Justiça. "Sugeri ao prefeito um reestudo na forma de cobrança da taxa de lixo, mas ele (Belinati) me disse que vai avaliar a sugestão durante o ano", comentou.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina informou que o prefeito não irá falar sobre a reunião com os vereadores. Nesta semana, a Secretaria de Fazenda começou a enviar os boletos do IPTU para 240 mil contribuintes. No desconto à vista, o pagamento é de 10%. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes.