Durante pouco mais de um mês, os candidatos divulgaram propostas, fizeram promessas e participaram de cerca de 30 debates e sabatinas
Durante pouco mais de um mês, os candidatos divulgaram propostas, fizeram promessas e participaram de cerca de 30 debates e sabatinas | Foto: Saulo Ohara



O último dia do horário eleitoral gratuito na televisão ontem foi marcado por um clima ameno entre os candidatos a prefeito de Londrina. No geral, todos agradeceram o apoio dos eleitores e relembraram propostas para a administração municipal. Com o tempo mais curto da propaganda gratuita no rádio e na TV aliado às restrições impostas pela minirreforma eleitoral, os prefeituráveis foram a inúmeros debates, encontros setorizados e entrevistas, como as concedidas à Folha de Londrina e publicadas em uma série de oito edições. O mesmo programa exibido à tarde, na TV, foi reprisado à noite.
André Trindade (PPS) comentou sobre o crescimento da campanha nas ruas e a possibilidade de seguir para o segundo turno para "evitar a volta ao passado". O candidato disse estar preparado para o cargo e frisou que não fez "propostas milagrosas". A Rede Sustentabilidade reprisou o único programa gravado pela candidata Flávia Romagnoli. No pouco tempo destinado ao partido, ela destacou o número de candidatura e a profissão (advogada) e afirmou que é preciso "coragem para melhorar Londrina".
Valter Orsi, candidato pelo PSDB, gravou trechos do último programa em diversos pontos de Londrina. Ele lembrou que essa é a primeira vez em que participa do processo eleitoral como candidato. O empresário agradeceu o eleitorado e destacou o aprendizado durante os debates com representantes de todos os setores. No curto espaço de tempo destinado ao Psol, Paulo Silva discursou sobre a força da juventude na política.
Sandra Graça (PRB) também foi grata aos eleitores. Ela lembrou rapidamente os setores contemplados com as propostas de governo e pediu o voto consciente. Sandra destacou ainda a experiência política, o trabalho como bancária e o respeito aos londrinenses.
O último programa de Marcelo Belinati (PP) também foi gravado em diferentes regiões da cidade. O candidato ressaltou que, nos últimos quatro anos, se preparou para o cargo de prefeito e elaborou um projeto de crescimento para Londrina. Ele prometeu ainda uma equipe técnica para a gestão.
Luciano Odebrecht (PMN) reprisou o programa eleitoral gravado em frente ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) em que prometeu retomar os atendimentos no imóvel fechado para reforma.
Odarlone Orente (PT) se apresentou como alternativa para os eleitores e agradeceu o apoio da população. Ele comentou que houve pouco tempo e poucos recursos para a realização da campanha. O petista pediu ainda o apoio dos eleitores indecisos.
O horário eleitoral no rádio e na televisão teve início no dia 26 de agosto. Durante pouco mais de um mês, os candidatos divulgaram propostas, fizeram promessas, participaram de, aproximadamente, 30 debates e sabatinas e conversaram com populares. Nas últimas semanas, alguns candidatos partiram para o ataque para que o nome do novo prefeito seja definido apenas no segundo turno.