A prefeita de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), Aurora Fumie Doi (PDT), renunciou ao cargo em caráter irrevogável, em carta entregue à presidente da Câmara de Vereadores, Angélica de Carvalho Olchaneski de Mello (PSB), nessa quinta-feira (8). No documento, Aurora afirma ter "certeza do dever cumprido como vice-prefeita e prefeita de Cornélio Procópio e considera que existe o entendimento que a transição de governo fortalece o processo democrático e da transparência". Em outubro, Aurora disputou o pleito municipal e fez 7.579 votos. Ela perdeu a eleição para o tucano Amin José Hannouche, que obteve 14.245 votos, e assumirá a Prefeitura de Cornélio a partir de 1º de janeiro de 2017.

Aurora assumiu o comando de Executivo municipal após a cassação do mandato do então prefeito Fred Alves (PSC). No fim do mês de setembro, Alves foi acusado de superfaturamento na compra de caixas de isopor. Na linha sucessão, estaria a presidente da Câmara de Vereadores, Angélica de Mello. Mas ainda não há confirmação, pois Angélica é a nova vice-prefeita eleita. Caso ela não assuma, os vereadores farão uma votação para eleger um substituto. A reportagem tentou falar com a presidente da Câmara, mas sem sucesso.

Em 79 anos, é a segunda vez que o administrador municipal renuncia ao cargo em Cornélio Procópio. Segundo o historiador Roberto Bondarik, Nelson Myamoto renunciou entre os anos de 1976 e 1977. E o presidente da Câmara da época, Silvio Cunha, é quem assumiu a prefeitura.