Curitiba - Os deputados estaduais do PMDB estudam lançar candidato próprio para concorrer à eleição para compor a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná. O mandato é de dois anos e a administração do atual presidente, deputado Valdir Rossoni (PSDB), encerra-se em dezembro. Depois de se posicionar contrário a uma possível eleição da mesa diretora no mês de junho, como chegou-se a ventilar pelo Legislativo estadual, o PMDB pretende defender uma candidatura própria, ao invés de apoiar a reeleição de Rossoni.
O atual primeiro vice-presidente da mesa diretora da AL, Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB), é um dos nomes lembrados para disputar a presidência. Apesar de considerar que ainda está muito cedo para fazer esse ''trabalho eleitoral'', Leão Junior diz que seu nome está à disposição do partido. ''Não existe uma candidatura posta, mas sim uma manifestação clara de participação no processo, oferecendo uma alternativa'', afirma ele. Para o peemedebista, é preciso que o partido esteja unido em torno de um nome. ''E tenho certeza que isso vai acontecer'', completa. Leão Junior argumenta que pelo apoio que a bancada do PMDB vem dando ao governo estadual e por possuir o maior número de deputados dentro da AL, é viável uma candidatura a presidente. ''Está se defendendo um projeto de partido, não é nada contra a reeleição ou o Rossoni'', disse.
Da ideia inicial de que a eleição ocorresse em junho, chegou-se a um acordo de lideranças para que o processo aconteça em outubro. Esse adiamento já é considerado uma derrota sofrida por Rossoni, na avaliação de alguns parlamentares. Nos próximos dias, Rossoni deve então apresentar uma emenda ao regimento interno da AL pra transferir a data da eleição da mesa, que costumava ser feita em dezembro. Ele justifica que um período maior entre a eleição e a posse do presidente é necessário para que se faça a transição e para que o eleito ao cargo possa se inteirar de todos os procedimentos e situação da Casa.
De acordo com Rossoni, a emenda estipulará as eleições para o mês de outubro, mas sem especificar uma data, que poderia então ser resolvida e determinada entre os líderes. O PMDB afirma que só concorda com a antecipação do pleito interno se ele ocorrer após as eleições municipais. Há divergências, inclusive dentro do PMDB, se isso poderia acontecer logo após o primeiro turno (7 de outubro) ou se seria melhor aguardar o fim das eleições para prefeito, com ocasionais segundos turnos (28 de outubro). O receio de alguns parlamentares é que, como Rossoni também exerce a função de presidente estadual do PSDB, possa haver convergência de interesses em período eleitoral municipal. Além do presidente, a mesa diretora da AL é composta por primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, além de primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.