Oito dos 19 vereadores da atual legislatura da Câmara de Londrina já protocolaram na Casa mais de 150 pedidos ao Executivo em pouco mais de 20 dias. Os requerimentos, que entrarão na pauta de votação na próxima terça-feira, na primeira sessão ordinária do ano, são os mais variados - desde melhora na sinalização viária até construção de escola municipal. O campeão de requerimentos até o momento é o vereador Roberto Fu (PDT), com 110 pedidos ao Executivo protocolados do dia 10 deste mês até ontem.
Grande parte das solicitações dos parlamentares é destinada à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para instalação - ou reforço na sinalização viária - de semáforos, quebra molas ou faixas de pedrestes em cruzamentos e ruas variadas. Também à CMTU foram protocolados pedidos para capina e roçagem ou poda de árvores em terrenos específicos. Outra grande parte das solicitações, se aprovadas, serão enviadas para a Secretaria de Obras e Pavimentação, com solicitação de recape de ruas ou término de asfalto. Esses três tipos de requerimentos somam mais de 55% dos pedidos ao Executivo.
Já pedidos para melhorias na iluminação ou substituição de lâmpadas, manutenção em bocas de lobo, implantação de redes de esgoto, instalação de câmeras de segurança, notificação para limpeza de terrenos de particulares e construção de academias ao ar livre praticamente fecham as solicitações feitas às diversas secretarias da administração pública. Além de Fu, fizeram pedidos os vereadores Roberto Kanashiro (PSDB), Gustavo Richa (PHS), Tio Douglas (PTB), Rony Alves (PTB), Elza Correia (PMDB), Péricles Deliberador (PMN) e Padre Roque (PR).
Alguns pedidos são mais específicos. O campeão de requerimentos, Fu, protocolou um pedido para a Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, para implantação de uma escola municipal no Parque das Indústrias. O pedetista usou como justificativa ''as inúmeras solicitações de mães'' da região. ''Eu coloquei uma emenda no orçamento para a construção dessa escola, mas, como só isso não garante a construção, eu faço os requerimentos. É uma forma de estar cobrando o Executivo.'' O pedetista também fez dois requerimentos reiterando o pedido ''para revitalização geral do Zerinho, Lagoa Dourada, conforme solicitação da comunidade local, e revitalização geral e construção de banheiros no Zerão'', que são demandas do ano passado.
Mas, morador no Parque Ouro Branco, Fu admite que a maioria dos seus requerimentos são para melhorias na Zona Sul da cidade, como, por exemplo, a ''instalação de bebedouros e ventiladores na Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Carlos Jeolás, no Parque Ouro Branco''. ''Eu ando a cidade toda com meu gabinete itinerante, mas, realmente, como moro lá, 70% dos meus requerimentos são para melhorias na Zona Sul'', explicou.
Entrarão na pauta da sessão de terça-feira todos os requerimentos protocolados até as 14 horas da sexta-feira. Os pedidos não têm força de lei, mas podem dar base a ações do Executivo.