A maioria dos paranaenses (55,5%) considera a situação do Paraná melhor do que o restante do País, mostra um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas. A sondagem revela ainda que os paranaenses consideram que o Paraná deve sair antes da crise econômica e para 42,9% deles a situação vai melhorar nos próximos doze meses no Estado.

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas entre os dias 11 e 15 de março em 60 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,5%.

A avaliação do paranaense sobre a atual situação do Paraná é bem melhor do que feita em relação ao Brasil. Entre os entrevistados, 76% classificam a situação do Brasil como ruim ou péssima. É o dobro dos que classificam o Paraná nessas condições (35,4%).

Para 19,7% dos entrevistados, as condições econômicas são ótimas ou boas no Paraná, contra apenas 4,1% dos que acham a mesma coisa para o Brasil. Apenas 18,7% consideram regular a situação brasileira, percentual que sobe para 44% no caso do Paraná.

"A percepção do paranaense é de que o Paraná vive um momento melhor. Apesar das medidas de austeridade adotadas pelo governo no passado terem tido muita resistência, inclusive afetado a popularidade do governador Beto Richa, a pesquisa aponta que já um reconhecimento de que as coisas aqui estão melhores do que o restante do País", diz Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas. "Não se trata de achar que o Estado está fora da crise, mas há uma avaliação que aqui as coisas estão menos piores", diz.

Para o governador Beto Richa, a pesquisa indica que os paranaenses estão melhores informados sobre os graves efeitos da crise no País e agora têm mais condições de comparar a situação do Paraná com a de outros Estados: "A avaliação feita pelos entrevistados reflete a realidade. Estamos numa condição melhor. Os cidadãos começaram a perceber que, se não tivéssemos tomado as medidas de ajuste fiscal, hoje estaríamos em apuros", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Paranaenses veem Estado em melhor situação



BRASIL
Também há um pessimismo maior em relação à capacidade do Brasil sair da crise.
Apenas 34,5% acreditam que a situação brasileira vai melhorar nos próximos doze meses, contra uma média de 42,9% no Paraná. Entre as pessoas ouvidas, 26,1% preveem uma piora das condições econômicas do Brasil, enquanto apenas 9,8% acreditam nessa perspectiva para o Paraná.

INVESTIMENTOS
O levantamento mostra que, para a maioria dos entrevistados, a atração de investimentos e empresas e o ajuste fiscal foram os principais fatores responsáveis por trazer o Estado para uma condição melhor. Entre as pessoas ouvidas, 26,8% consideram que Paraná está em melhor situação que outros Estados brasileiros porque começou antes a atrair novas empresas e gerar mais emprego. Outros 22,4% atribuem à resolução de problemas administrativos e financeiros a melhor situação do Estado. Para 11,7% foram as melhorias na infraestrutura logística e, para 11,6% dos entrevistados, foram as melhorias na área de saúde que contribuíram para o resultado.

Para os paranaenses, a melhor situação do Paraná é fruto também da combinação do trabalho do cidadão (39,2%) com o do governo (25,5%).

De acordo com o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a cada dia aumenta o reconhecimento pelo esforço feito pelo governo do Paraná para promover o ajuste fiscal. "Os resultados apareceram e já foram percebidos pela população, seja por meio de melhorias nas escolas, nas áreas de saúde, segurança, habitação e também na infraestrutura", diz.