O promotor londrinense Leandro Antunes Meirelles Machado, que atua na Comarca de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), vai assumir, a partir de segunda-feira (23), uma das vagas no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina. Ele trabalhará ao lado de Jorge Fernando Barreto da Costa, coordenador do grupo, que inclui policiais civis e militares.

Natural de Londrina e formado em Direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 2002, ele foi delegado da Polícia Federal entre 2002 e 2003, na cidade de Cáceres (MT); em 2003, ingressou no Ministério Público e já esteve lotado nas cidades paranaenses de Icaraíma, Cândido de Abreu, Assis Chateaubriand, Ivaiporã, Guarapuava e Ibiporã. "Eu me inscrevi para esta vaga porque tenho afinidade com a área de investigação", disse o promotor, lembrando que em Guarapuava atuou na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. "Minha expectativa é a melhor possível; pretendo somar a essa equipe."

Uma das investigações em curso no Gaeco se refere à Operação Publicano, com o confronto de dados obtidos em operações de busca e apreensão e decorrentes de quebras de sigilo. Atualmente, os processos relativos às primeira e segunda fases estão paralisados, por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e o da terceira fase foi suspenso por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Os demais – Publicano 4 a 8 – seguem tramitando em primeira instância.

Leandro Machado ocupará o cargo que antes era da promotora Leila Schimiti, que pediu remoção para a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.