Rio - Moradores da zona sul do Rio de Janeiro homenagearam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com uma caminhada pela orla do Leblon e de Ipanema na manhã de ontem. Batizado de ''Valeu STF'', o evento comemorou o resultado parcial do julgamento do mensalão, que até agora soma 25 condenações e dez absolvições.
Mesmo debaixo de sol forte alguns manifestantes vestiram togas pretas e máscaras do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo e presidente do STF. O grupo de cerca de 40 pessoas carregou faixas com dizeres como ''imprensa livre'' e ''mensaleiros na cadeia''.
Eles levaram também um cheque no valor de R$ 153 milhões, emitido pelo ''Banco do Mensalão'' e assinado por ''Lalau da Silva''. O valor é uma estimativa dos valores supostamente desviados pelo esquema e o objetivo era simbolizar sua devolução ao povo brasileiro.
A passeata para celebrar o fim da ''pizzaria Brasil'' foi organizada pelo Movimento 31 de Julho, que em maio organizou um abaixo assinado com mais de 37 mil assinaturas em pedindo a realização do julgamento do mensalão. O grupo já fez outras manifestações no Rio, como o movimento pelos plenos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e até em Brasília, pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.