Moradores da Vila Rural Esperança, no Patrimônio Taquaruna, em Irerê, pediram ontem na Câmara de Vereadores a saída do coordenador dos distritos da Prefeitura de Londrina, José Luiz Vicente da Silva. Eles acusam o funcionário de confiança do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) de ofensas e de ameaçar jogar uma caminhonete contra os moradores, durante protesto na manhã de ontem, na área rural. Vicente da Silva nega as acusações. Cerca de 20 moradores foram ontem ao Legislativo pressionar os parlamentares por apoio pela demissão.
O estopim do caso foi a chuva da tarde da última segunda-feira, que tornou a estrada intransitável devido ao barro. Dois ônibus atolaram – um que levava estudantes, na noite de segunda-feira, e outro da Londrisul, por volta das 5h30 de ontem.
Diante disso, cerca de 60 pessoas resolveram protestar por melhorias na estrada rural. "Chamamos a imprensa para mostrar a situação. Lá pelas 10h30, o José Luiz Vicente apareceu e deu entrevista, mas não falava nada para a gente", diz a vice-presidente da Associação da Vila Rural Esperança, Rosicleide de Lima.
Diante disso, os moradores impediram que Vicente fosse embora. "Queríamos que ele ficasse conosco, passando fome, até a máquina chegar. Ele então disse palavras impronunciáveis e ameaçou jogar o carro em cima da gente", contou a vice-presidente. Quando os moradores ouviram, começaram a filmar o encontro.
O ocorrido ocupou parte do grande expediente da Câmara ontem, quando os vereadores podem falar sobre o que quiserem. A líder do governo, Elza Correia (PMDB), chegou a dizer que, caso haja vídeo com as ofensas e o carro avançando sobre os manifestantes, o coordenador dos distritos deveria ser exonerado. "Serei a primeira a gritar com vocês ‘fora, José Luiz’", disse a parlamentar, com aplausos dos moradores do distrito.
Gaúcho Tamarrado (PDT) chegou a exibir três vídeos gravados pelos moradores, mas nenhum deles mostrava a suposta tentativa de agressão. Ele e Jamil Janene (PP), que compõem a Comissão dos Distritos, também pediram a saída de Vicente. "Quem tem que cuidar disso é o secretário da Agricultura", bradou o pepista.
"Convocado" à Câmara, José Luiz Vicente disse que "não jogou caminhonete em cima de ninguém", mas que entrou no carro para ir embora e foi impedido pelos moradores.
O secretário de Agricultura, Guilherme Casanova Junior, afirmou que não acompanhou a discussão, mas que o maquinário deve chegar ao local para os trabalhos até amanhã.