Imagem ilustrativa da imagem Mais de 7,8 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo no Paraná



Curitiba – Mais de 7,8 milhões de pessoas irão às urnas neste domingo (2) no Paraná. Os eleitores escolherão entre 1.096 candidatos a prefeito, sendo 989 homens, o que corresponde a 90,23%, e 107 mulheres (9,76%). Também deverão votar em um dos 29.109 nomes que disputam as vagas nas Câmaras Municipais, por 33 partidos diferentes. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de divulgar os resultados uma hora e meia após o encerramento da votação, que é às 17 horas. Por volta de 17h45, porém, 90% dos votos já devem ter sido apurados.
Os cinco maiores colégios eleitorais, onde pode haver segundo turno, em 30 de outubro, são Curitiba, com quase 1,3 milhão de cadastrados, Londrina, com 354 mil, Maringá, com 262 mil, Ponta Grossa, com 222 mil, e Cascavel, com 206 mil. De acordo com a Constituição Federal, o segundo escrutínio, entre os dois concorrentes mais bem colocados, ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores e quando nenhum dos candidatos obtém mais da metade dos votos válidos (50% mais 1).
Dos 399 municípios do Estado, 68 vão dispor de urnas biométricas. O sistema atinge hoje 54% dos eleitores, ou seja, pouco mais de 4,2 milhões.

CURITIBA
Na capital paranaense, são oito os postulantes à sucessão de Gustavo Fruet (PDT), alguns deles bem conhecidos da população. Além do pedetista, que concorre à reeleição, estão aptos o ex-ministro do Turismo e também ex-prefeito Rafael Greca (PMN); os deputados estaduais Requião Filho (PMDB), Ney Leprevost (PSD), Tadeu Veneri (PT) e Maria Victoria (PP); a advogada e militante feminista Xênia Mello (PSOL) e o empresário Ademar Pereira (Pros).
O pró-reitor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Afonso Rangel (PRP) teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, por não ter apresentado a prestação de contas de 2012, quando disputou o posto de vereador. Como não havia mais possibilidade de recurso, ele foi impedido de continuar sua campanha. O número de concorrentes é o maior desde o pleito de 2004, quando o hoje governador Beto Richa (PSDB) bateu 11 adversários.
As pesquisas mais recentes colocam Greca, que chefiou o Executivo municipal entre 1993 e 1997, com chances de ganhar no primeiro turno. A última, do Ibope, encomendada pela RPC TV, o mostrou com 45% das intenção de votos. Na sondagem anterior, ele aparecia com 28%. Fruet vinha em segundo lugar, com 16%, seguido de Requiãozinho, com 8%, e Ney e Victoria, com 6%. Já Tadeu Veneri (PT) tinha 4%. Ademar e Xênia, por sua vez, somavam 1% cada.
O Ibope divulgaria novos dados na noite de sábado (1º), horas antes do início das eleições. Apesar de, a princípio, o cenário ser favorável ao político do PMN, os adversários dele se apegam ao retrospecto do próprio instituto, que em 2012, mesmo na boca de urna, colocava Ratinho Jr (PSD) e Luciano Ducci (PSB) no segundo turno. O pedetista, contudo, acabou derrotando o pessebista por um ponto percentual.

MARINGÁ
A campanha em Maringá também envolve políticos já tarimbados, como o engenheiro e ex-prefeito Silvio Barros (PP), que administrou a cidade de 2004 a 2012. Ele é irmão do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), tio de Maria Victoria (PP) e cunhado da vice-governadora do Estado, Cida Borghetti (PP). Silvio concorre contra o advogado e ex-deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB), que disputou e perdeu as últimas eleições no município. A única mulher no páreo é a professora Priscila Guedes (PSTU). Fecham a lista os vereadores Humberto Henrique (PT), Flávio Vicente (Rede) e Ulisses Maia (PDT); e os servidores públicos Herculano Ferreira (PTdoB) e Nilson Américo (PSOL).

PONTA GROSSA
Além do atual prefeito, Marcelo Rangel (PPS), que busca a reeleição com uma coligação formada por 12 partidos, a cidade dos Campos Gerais tem mais quatro candidatos. São eles: o deputado federal Aliel Machado (Rede), o empresário e ex-vereador Julio Küller (PMB), o professor Sérgio Gadini (PSol) e o estudante Leandro Soares Machado (PPL), mais novo entre os cinco postulantes ao cargo, com 25 anos.

CASCAVEL
O município do Oeste paranaense conta com sete candidatos a prefeito. Dois deles são deputados estaduais: Paranhos (PSC), que ostenta a maior coligação, de 12 siglas, e Márcio Pacheco (PPL). Eles concorrem contra o advogado e ex-vereador Aderbal de Mello (PT); o administrador Walter Parcianello (PMDB), que é irmão do deputado federal Hermes "Frangão" Parcianello; o professor Ivanildo da Silva (PSOL) e os empresários Hélio Laurindo (PP) e Marcos Vinícius (PSB). O último é apoiado pelo atual prefeito, Edgar Bueno (PDT), que não concorre à reeleição por estar no segundo mandato consecutivo.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 7,8 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo no Paraná