Mais cinco municípios paranaenses concluíram a revisão biométrica este ano: Carlópolis, Sengés, Tomazina, Arapoti e Cerro Azul. Em todas as zonas eleitorais desses municípios, foram atendidos mais de 85% do eleitorado total em cada município, o que corresponde a quase 73 mil eleitores revisados em dois meses. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) pretende finalizar o recadastramento de todos os eleitores dos 399 municípios do Estado até o final do ano. Assim, as eleições de 2018 serão integralmente feitas por meio de urnas eletrônicas e por biometria para garantir mais segurança ao resultado do pleito. O Estado possui 206 zonas eleitorais. Destas, mais de 160 cidades passarão pelo recadastramento biométrico. A biometria permite identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas.
A meta do Tribunal para 2017 é de aproximadamente 2 milhões de eleitores recadastrados biometricamente. Do início de abril até o início de junho, foram atendidos quase 600 mil eleitores em todas as zonas eleitorais do Paraná.
Na Região Metropolitana de Londrina (RML), os cerca de 47 mil eleitores de Rolândia iniciaram
o recadastramento biométrico na última segunda-feira (12). O TRE reforçou o número de funcionários do Cartório Eleitoral da cidade – no total 24 servidores atenderão os eleitores que agendarem o atendimento pelo site ou por ordem de chegada. Em Rolândia, a meta é atender em média 400 eleitores por mês até o prazo final de 17 de novembro. Na RML, as cidades de Arapongas, Sabáudia, Jaguapitã e Guaraci também iniciaram o recadastramento por meio da identificação digital dos eleitores.
Para fazer a biometria, é necessário levar o título de eleitor, um documento com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista), CPF e comprovante de residência. O eleitor pode tirar dúvidas, verificar o cronograma e realizar seu agendamento para a biometria no site www.tre-pr.jus.br