Após uma rápida campanha – com o tempo diminuído pela metade em relação às últimas eleições – os 353.314 eleitores de Londrina vão neste domingo (2) às urnas para escolher um dos oito candidatos à Prefeitura de Londrina. Se não houver segundo turno, o sucessor de Alexandre Kireeff (PSD) e 21º prefeito - descontando quem exerceu mais de um mandato - será conhecido neste domingo, por volta das 18 horas, cerca de uma hora depois do encerramento da votação. Porém, se a cidade mantiver a tradição, a escolha será postergada para o final do mês. Desde 1992, quando foi instituída uma segunda votação em cidades com mais de 200 mil eleitores, Londrina sempre deixou a escolha do prefeito para o segundo turno.
As últimas pesquisas divulgadas esta semana não foram conclusivas quanto a eventual segundo turno. Além disso, a Justiça Eleitoral acabou concedendo liminares a coligações para suspender três pesquisas. Uma sondagem deve ser divulgada neste sábado, pela RPC.

São postulantes ao cargo de prefeito em Londrina o advogado e professor universitário André Trindade (PPS), a advogada Flávia Romagnolli (Rede), o advogado Luciano Odebrecht (PMN), o deputado federal Marcelo Belinati (PP), o médico Odarlone Orente (PT), o estudante Paulo Silva (Psol), a vereadora Sandra Graça (PRB) e o empresário Valter Orsi (PSDB).

À exceção de Belinati, vereador em Londrina por dois mandatos, candidato a prefeito em 2012 e deputado federal eleito em 2014, e de Sandra, vereadora há 16 anos, os outros candidatos são menos conhecidos. Flávia e Odebrecht já disputaram cargos eletivos em pleitos anteriores – ela chegou a ser candidata a vice-governadora em 2014; Orsi é empresário, já comandou a Associação Comercial e Industrial (Acil) por duas gestões e já coordenou campanhas eleitorais, mas nunca disputou cargos públicos, assim como Silva, Odarlone e Trindade.



VEREADORES
Os eleitores também têm a difícil tarefa de escolher um entre os 332 candidatos a vereador, que disputam uma das 19 cadeiras na Câmara Municipal. Quinze dos atuais vereadores disputam a reeleição. Os outros candidatos são praticamente desconhecidos para o grande público e o formato da campanha não permite que se tornem conhecidos pela propaganda eleitoral tradicional. Quem busca voto para vereador tem que caminhar muito e fazer contato direto com o eleitor. "Para votar em vereador, os eleitores adotam um critério diferente, que o da proximidade com o candidato, avaliando o que de concreto o candidato, se eleito, poderá lhe proporcionar", avalia o professor Elve Miguel Cenci, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Confira lista completa dos candidatos a vereador e prefeito em todo o Paraná no http://www.folhadelondrina.com.br/folha-eleicoes/lista-de-candidatos/