Goiânia - A mulher do empresário Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, está proibida de entrar em contato com qualquer pessoa investigada na Operação Monte Carlo, o que inclui o próprio marido, preso em fevereiro pela Polícia Federal. Ao todo, 81 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal à Justiça como supostos integrantes do esquema articulado pelo empresário.
Andressa ainda terá de pagar R$ 100 mil a título de fiança. A determinação faz parte de medida cautelar expedida pelo juiz federal Mark Yshida, também responsável pelo mandado de condução coercitiva de Andressa à PF e de busca e apreensão realizados na manhã de ontem em Goiânia.
O mandado foi expedido anteontem motivado por suposta ''oferta de vantagem indevida'' por parte de Andressa ao juiz federal Alderico Rocha, com a intenção de que Cachoeira fosse beneficiado na ação penal. Segundo o delegado federal Sandro Paes Sandre, Andressa teria ido até o gabinete de Alderico Rocha na última sexta-feira. ''Ele (o juiz) relatou o acontecimento ao Ministério Público Federal, que entendeu ser necessário a ordem de busca e apreensão e a condução coercitiva.''
A ação comandada pelo delegado Sandre começou às 7h e teve a participação de cinco policiais federais. Andressa estava em uma casa no condomínio Alphaville. Cachoeira foi preso no mesmo condomínio, mas em outra casa, que pertenceu ao governador de Goiás, Marconi Perillo. Segundo o delegado, Andressa ainda estava dormindo e ''ficou surpresa''. Ela estava sozinha.
Na casa - que é alugada, segundo relatos de Andressa ao delegado -, foram apreendidos dois computadores, dois iPads, um aparelho celular e documentos manuscritos. Pela manhã Andressa foi ouvida pelo delegado Raul Alexandre Marques. Por volta das 12h10, o advogado identificado como Arinilson Mariano deixou a sede da PF com a bolsa de Andressa. Cinco minutos depois, Andressa deixou o prédio e, assim como o advogado, entrou no carro sem falar com os jornalistas.
O delegado Sandre informou que o juiz concedeu prazo de três dias para Andressa realizar o depósito do valor estipulado como fiança. Sandre explica que a exigência é permitida com base na nova lei de fianças, com a alteração do Código de Processo Penal. Se Andressa não cumprir as determinações judiciais poderá ter a prisão preventiva decretada. O mandado de caráter impeditivo, que proíbe o contato dela com investigados na Monte Carlo, permanece.