O ex-presidente da Sercomtel, João Rezende, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar uma vaga no Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A publicação no Diário Oficial da União aconteceu ontem. Nas próximas semanas, Rezende passará por sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado e seu nome terá que ser referendado pelo plenário. O posto no Conselho Diretor, que tem cinco membros, estava vago desde novembro de 2008, com o fim do mandato de Jaime Ziller.
A indicação do economista, que ocupa a chefia de gabinete do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, aconteceu depois de três meses de disputas políticas. Contribuiu para o desfecho a vitória do PMDB para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado. Caso o PT, que bancou o nome de João Rezende, tivesse assumido uma das duas casas, a vaga na Anatel seria do PMDB.
O economista reconheceu ontem à FOLHA que o apoio político pesou na decisão, mas acrescentou que sua passagem pela Sercomtel deu respaldo técnico ao seu nome. ''É uma questão técnica e política. A experiência que tive na Sercomtel serviu para adquirir maior conhecimento do setor e foi um upgrade importante'', afirmou. Rezende não quis se aprofundar sobre o novo cargo alegando que prefere aguardar a sabatina.
Os conselheiros da Anatel tem mandato de cinco anos e salário bruto de R$ 11 mil. Durante esse período, os membros têm que dispensar dedicação integral ao órgão
O futuro conselheiro afirmou que a Sercomtel já tem bom trânsito na Anatel, mas ''no que for possível'', tentará ajudar a telefônica londrinense. ''A relação da empresa com a agência sempre foi boa. E o Mário Jorge (Tavares - presidente da Sercomtel) é um quadro preparado, conhece todos os antigos e atuais conselheiros da Anatel'', afirmou. João Rezende permanecerá na chefia de Gabinete do ministério do Planejamento até a sabatina no Senado. (Com Agência Estado)