Governador de férias
O governador Beto Richa (PSDB) vai tirar férias de 15 dias a partir desta quarta-feira (22). Em ofício enviado à Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, na segunda-feira, ele comunicou os 54 deputados estaduais que, "por motivo de viagem particular", estará no exterior até 8/3, "sem ônus para o Estado". O destino do tucano não foi divulgado. Por lei, ele tem obrigação de informar a Casa sempre que se ausenta do País. Com a ausência, quem deve assumir a chefia do Poder Executivo no período, que engloba o Carnaval, é a vice-governadora Cida Borghetti (PP), uma das postulantes à sucessão de Beto ao lado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD).

Comel tem novo titular
O jornalista Marco Antonio Santi é o novo coordenador da Região Metropolitana de Londrina (Comel). Ele assumiu o cargo na segunda-feira em lugar de Victor Hugo Boselli Dantas, que assumiu no ano passado a Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE), responsável pela manutenção, reforma e construção de escolas do Estado. Segundo a assessoria da Comel, Santi não tem filiação política e sua indicação para o cargo foi uma escolha pessoal do governador Beto Richa.

Samba, suor e cerveja
Já em ritmo de Carnaval, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná aprovou ontem a constitucionalidade e legalidade do projeto de lei que regulamenta a venda e consumo de cerveja e chope nos estádios em dias de jogos de futebol no Paraná, apresentado pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na AL. Agora, o projeto segue para ser apreciado por outras comissões da Casa. De acordo com Romanelli, a venda será permitida desde a abertura dos portões para acesso do público até o término do evento. "É um direito do torcedor e sabemos que o problema da violência dos estádios não é culpa da cerveja", disse, lembrando que o tema será ainda debatido em audiência pública.

Padilha é internado
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, passou mal na noite de segunda-feira (20) e foi internado no Hospital de Guarnição do Exército, no setor militar urbano em Brasília. O ministro foi diagnosticado com uma hiperplasia prostática benigna e um problema de obstrução urinária. O quadro não é considerado grave.
Após a alta, o ministro deve seguir para Porto Alegre para um novo período de descanso.

Delação sem sigilo
Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem manter sem sigilo a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. O recurso contra a divulgação havia sido apresentado por um dos filhos de Machado, Daniel Firmeza Machado. Em junho do ano passado, o ministro Teori Zavascki atendeu pedido do Ministério Público Federal e retirou o sigilo dos acordos de colaboração premiada de Sérgio Machado. A discussão do caso reacendeu o debate entre os ministros da Segunda Turma sobre o sigilo que cerca as delações.

Ação contra Gleisi e Bernardo
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, rejeitou ontem os embargos de declaração apresentados pelo ex-ministro Paulo Bernardo contra a decisão do próprio colegiado, em setembro, que recebeu a denúncia contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o empresário Ernesto Kugler Rodrigues e Paulo Bernardo, ex-ministro dos governos Lula e Dilma. Com a decisão, a Segunda Turma determinou a imediata reautuação do processo como ação penal, formalizando que os três denunciados se tornaram réus.

Propina em campanha
Ex-ministro dos governos Dilma e Lula, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann e Ernesto Kugler Rodrigues foram investigados pelo recebimento de R$ 1 milhão de propina de contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras. O dinheiro que teria sido utilizado para custear parte da campanha eleitoral da petista em 2010, segundo a denúncia da PGR, que foi aceita pela Segunda Turma do STF em setembro passado.

Prefeitos e a repatriação
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu na manhã de ontem cerca de 70 prefeitos de São Paulo, a maior parte deles do DEM. O presidente nacional da legenda, senador Agripino Maia (RN), afirmou que foi um café da manhã de confraternização, mas que os dirigentes municipais aproveitaram para pedir a Maia celeridade ao projeto que abre uma nova rodada para a repatriação de recursos do exterior. A proposta foi aprovada na semana passada na Câmara e está na pauta do Senado Federal.