Pai­nel ele­trô­ni­co



A Câmara de Londrina começou a instalar ontem o painel eletrônico que vai mostrar, dentro de alguns dias, não apenas a relação dos presentes em plenário, como também de que forma cada um dos parlamentares votou nas matérias que passarem pelo crivo do plenário. O equipamento, com capacidade para até 30 nomes, foi comprado por licitação de uma empresa gaúcha - custou pouco mais de R$ 100 mil.


Cão de guarda


Servidores de carreira da Casa acreditam que o painel exigirá mudanças no regimento, uma vez que, atualmente, o documento classifica como ausências dos vereadores a mera falta no dia da sessão. Como o novo dispositivo vai contabilizar presenças às votações, pode-se estabelecer também como parâmetro para as faltas, um limite de projetos dos quais o edil não participe.


Acompanhamento


E um detalhe: a exemplo da urna eletrônica, que emite uma espécie de boletim ao final das votações, o painel eletrônico da Câmara poderá fornecer, sempre que necessário, um relatório que aponte todos os aspectos referentes ao projeto votado: quem votou a favor, quem votou contra, quem se absteve... Em tempo real, isso será lançado ao site da Câmara, o www.cml.pr.gov.br.


Envolvimento


O senador Osmar Dias (PDT) disse ontem que vai ''participar sim'' da campanha de Barbosa Neto (PDT) à prefeitura de Londrina. A declaração, óbvia a princípio, por se tratar de integrantes de um mesmo partido, tem seu peso. Afinal, a aliança PDT/PSDB é forte no estado e alguns afirmam que, em 2008, houve mais envolvimento de Osmar em favor de Luiz Carlos Hauly (PSDB) no segundo turno que a Barbosa Neto no primeiro.


Palanque


''Nós ainda estamos avaliando a forma que será conduzida a campanha, mas vou participar do horário eleitoral do Barbosa e entrar na campanha. Afinal, ele é do meu partido'', afirmou Osmar Dias.


Sucessor


Já o candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB) tem investido numa outra frente de campanha, impossível de se imaginar até o final do ano passado. Em entrevistas às rádios, Hauly tem ''prospectado'' o apoio do prefeito interino José Roque Neto (PTB), que aparece com boa imagem junto à população, segundo se ouve nas ruas.


Secretariado


Nas entrevistas, Hauly é só elogios para Padre Roque e disse que vai manter nos cargos a ''maioria'' dos atuais secretários. E também relembra a todo momento que seu partido faz parte da gestão interina e que ajudou a alçar Roque Neto à chefia do Executivo.


Eco


As críticas contra o PMDB, feitas esta semana pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que declarou que a maioria dos integrantes do partido ''quer mesmo é a corrupção'' e que lideranças regionais praticam o clientelismo, encontrou eco entre alguns partidários, como o londrinense João Mendonça.


Planos inferiores


Filiado ao partido há 28 anos e presidente do diretório municipal da sigla por três gestões, Mendonça afirmou ontem à FOLHA que a postura da cúpula do partido no Congresso é ''no mínimo estranha''. ''Bem antes da eleição no Congresso já tinha lido que o PMDB estaria com o pé em duas canoas e que não lançaria candidatura própria em 2010. A falta de posição em relação à questão nacional atrapalha e ficar participando da política sempre em planos inferiores prejudica novas filiações.''


Instituto


O reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Alipio dos Santos Leal Neto, visita hoje Londrina, uma das cidades que receberá campi da instituição. Hoje à tarde ele terá um encontro com o prefeito de Londrina, Padre Roque. Paranavaí, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Umuarama também receberão sedes do IFPR.


Críticas


O governador Requião criticou a homenagem aos idosos que foi feita durante a ''escolinha'' de governo de ontem. Segundo ele, a sugestão deve ter ''entrado pela janela'', já que a reunião semanal é local de críticas e não de homenagens.


Sintonia


Outro flagrante de falta de delicadeza se deu no momento em que o diretor do Detran, David Pancotti, explicava as alíquotas do IPVA praticadas no Paraná, que seriam menores que em outros estados. Insatisfeito, Requião tomou as anotações das mãos de Pancotti e assumiu a tribuna. ''Parece que não conseguimos nos entender'', bradou.


Perguntinha


A contar pelos atrasadinhos de sempre, já tem vereador se coçando de curiosidade pela repercussão que essa transparência, via painel, vai trazer perante a opinião pública?